Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 12 de março de 2013

Oficina Sylvia Mello

Plano da Oficina

1) Caracterização da oficina:
Oficineiros: João Ieffet e Sirlei Karczeski
Público Alvo: Pibidianos da Escola
Idade: Jovens e Adultos
Data: 29/01/2013
Hora: 08 hs e 30 min.
Carga horária: 3 h/aula
Número de Participantes: 20 participantes


2) Objetivo Geral:
Possibilitar a criação de um espaço de sensibilização, expressão e conhecimento das

possibilidades cênicas do corpo. As atividades servirão de fomento, inspiração e possibilidade de ampliação da gama de conhecimentos práticos para o cotidiano dos Pibidianos. Também objetiva-se o fortalecimento da interação entre o grupo de pibidianos por meio de atividades lúdicas, bem como apresentação de elementos básicos da linguagem teatral para o grupo de estudantes das áreas de conhecimento distintas abrangidas pelo PIBID-Huanidades UFPel.







3) Objetivos Específicos:
Conhecer elementos básicos da linguagem teatral;
Realizar jogos de improvisação em teatro;
Ampliar a potencialidade expressiva corporal e vocal dos participantes;
Libertar o corpo de tensões e tornar os gestos mais espontâneos e naturais;
Usar a imaginação e a criar por meio da improvisação de cenas teatrais

4) Conteúdos:
Expressão Corporal: consciência corporal, relaxamento e desbloqueio de tensões físicas, alongamento e aquecimento corporal; Expressão Vocal: respiração, projeção de voz e ressonadores, dicção e articulação; Improvisação Teatral: atenção, desinibição, foco, estado de jogo e criação de cenas.

5) Atividades:
Desbloqueio Corporal (Aquecimento: Corpo e Voz - 30 min) Sirlei
Ao som de uma música, todos ficarão deitados, relaxados durantes 5 minutos, logo após, começarão a se espreguiçar lentamente movendo uma parte do corpo de cada vez. Aos poucos, vão encontrando uma maneira (sem esforço) para ficar sentados e, depois, outra maneira para ficar em pé. Farão uma caminhada tentando buscar o olhar dos colegas e sentindo o ritmo do grupo. Depois em círculo será feito um alongamento do pescoço, ombros, braços e pernas. Logo após, um aquecimento vocal (sem muita exigência).

• Jogos de Improvisação:
1- Impro... Visa Cena (1 h) João: O grande grupo é dividido em dois. Cada um escolhe um dos temas: Uma Rebelião no Presídio ou Mendigos em Ação. Ao som de uma trilha sonora, improvisam uma cena, interpretando uma situação com o tema gerador, utilizando apenas gestos e movimentos.
2- Jogo do Objeto Pesosal (1 h) Sirlei: De olhos fechados, os participantes vão caminhar lentamente e procurar uma dupla, vão tocar na pessoa para tentar saber quem é e imaginar um nome para essa pessoa, idade, profissão, cidade natal. Depois vão escrever esses dados num papel e trocar com a dupla. A pessoa vai ler seu "personagem" e memorizar, depois vai pegar seu objeto e contar a história do objeto como sendo o personagem.




• Relaxamento Corporal (10 min)
Massagens coletivas serão feitas, onde se faz uma fila indiana e todos se massageiam e depois viram para trás e massageiam o de trás. Após os exercícios, os alunos em decubito dorsal, ao som de uma trilha sonora , fecham os olhos,e relaxam o corpo. Inspirando pelo nariz e expirando pela boca profundamente, até o relaxamento total e profundo do corpo, não esquecendo sempre de tentar manter o seu pensamento mais tranquilo, deixando-se levar pela música calma e serena.

6) Recursos:
- Músicas
- Objetos pessoais dos participantes.

7) Avaliação:
- Breve debate sobre o encontro;
- Ao final, os participantes farão relatos escritos de forma individual sobre as suas impressões e sobre as atividades realizadas.





8) Referências:
BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Editora Garamond: Rio de Janeiro, 2009.

______________. Jogos para Atores e não Atores. Editora Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1999.

9) Observações após a aula:
A oficina, promoveu uma manhã de um espaço de integração, sensibilização, inspiração entre os participantes. Exercícios e técnicas serviram de embasamento e ampliação dos conhecimentos para as práticas cotidianas dos envolvidos. Os jogos realizados prenderam a atenção dos participantes que, com seriedade e dedicação, colaboraram para que os mesmos fossem executados. A oficina proporcionou a nós ministrantes, e aos alunos bolsistas do Pibid, uma confirmação do envolvimento que já havia no grupo. A participação, tanto dos Pibidianos, quanto das Supervisoras e da nossa coordenadora da Área do Teatro foi de suma importância para o alcance de tal resultado.

Constatou-se, de maneira geral, a satisfação dos Pibidianos com os resultados obtidos em decorrência da realização da oficina. O envolvimento do grupo com o processo participativo proposto e o interesse em aprender mostrou-se crescente no andamento da oficina, bem como a colaboração de todos.

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