Plano da Oficina
1) Caracterização da Oficina:
Oficineiros: Anderson Morais e Murilo Melloto Furlan
Público Alvo: Pibidianos que atuam no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil
Idade: Jovens e Adultos
Horário: (8:00 – 10:00)
Carga horária: 2h/aula
Número de Participantes: 20 – 25 participantes
2) Objetivo Geral:
Possibilitar a criação de um espaço de sensibilização, expressão e conhecimento das
possibilidades cênicas do corpo. As atividades servirão de fomento, inspiração e possibilidade de ampliação da gama de conhecimentos práticos para o cotidiano dos Pibidianos. Também objetiva-se o fortalecimento da interação entre o grupo de pibidianos por meio de atividades lúdicas, bem como apresentação de elementos básicos da linguagem teatral para o grupo de estudantes das áreas de conhecimento distintas abrangidas pelo PIBID-Huanidades UFPel.
3) Objetivos Específicos:
Conhecer elementos básicos da linguagem teatral;
Realizar jogos de improvisação em teatro;
Ampliar a potencialidade expressiva corporal e vocal dos participantes;
Libertar o corpo de tensões e tornar os gestos mais espontâneos e naturais;
Usar a imaginação e a criar por meio da improvisação de cenas teatrais.
4) Conteúdos:
Expressão Corporal: consciência corporal, relaxamento e desbloqueio de tensões físicas, alongamento e aquecimento corporal; Expressão Vocal: respiração, projeção de voz e ressonadores, dicção e articulação; Improvisação Teatral: atenção, desinibição, foco, estado de jogo e criação de cenas.
5) Atividades:
I – Aquecimento/Alongamento 45 min.
a. Apresentação da Oficina: - 10 min.
b. Alongamento das articulações: Orientado por um oficineiros, os participantes vão fazer um alongamento simples de todas as partes dos corpos, fazendo movimentos, extensões e contrações de músculos e ossos. – 15 min.
c. Jogo da Bolinha: Em roda, cada participante vai jogando a bolinha de um para o outro participante, falando um número e o próximo desse em uma ordem crescente. Fala-se o último número dito mais o próximo dele. Por exemplo: 1 e 2, 2 e 3, 3 e 4, e assim sucessivamente. Cola-se primeiramente um número alto para objetivo do grupo. Além da bolinha com o número, terá um outra bolinha simultaneamente que deverá falar o nome da pessoa que vocês está jogando a bolinha. – 20 min.
II – Trabalhando a Respiração 75 min.
a. Respiração: Exercícios de respiração focando a respiração no diafragma. Inspirar o ar e expirar soltando som de “X”, “S”, “BRU” e “TRU”. Enrolar o corpo até o chão e deitar com os joelhos flexionados, e fazer respiração encostando costas no chão. – 20 min.
b. Círculos de Atenção: O participante vai imaginar três círculos de atenção ao seu redor, cada círculo se distanciando cada vez mais do seu corpo. Os participantes vão falar uma mesma frase direcionando para esses três círculos, um de cada vez. – 15 min.
c. História de Três palavras: Cada participante só pode falar três palavras. Em roda, eles têm que contar uma história com começo meio e fim dando duas voltar na roda. – 10 min.
d. Narrações diferentes: Dois participantes no centro da roda, um é A e outro é B. A narra um acontecimento com poucos detalhes, apenas uma frase. B terá que contar aquela mesma história, porém com o maior número de detalhes possível, fazendo com que os colegas consigam enxergar aquilo que ele está falando. – 15 min.
e. Debate e escrita: os participantes irão escrever sobre a oficina, falando o que gostaram, e o que não gostaram, e o que foi que mais impressionou eles na oficina. Após escreverem terá um debate. – 15 min.
6) Recursos:
Duas bolinhas pequenas de plástico e papel e caneta.
7) Avaliação:
Será feita através da participação e disponibilidade dos participantes, durante a execução das atividades propostas, e da discussão ao final da oficina. Além da escrita das percepções dos participantes a respeito da oficina.
8) Referências:
LEABHART, Thomas. Modern and post-modern mime [ Mimo moderno e pós-moderno]. New York : St. Martin’s Press, 1997.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. Ed. Perspectiva. 2000. Tradução de Ingrid Koudela.
ALLAI, André; LE HUCHE, Fançois. A voz: anatomia e fisiologia dos órgãos da voz e da fala. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2006.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenief na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
9) Observações após a aula:
A oficina do PIBID-Teatro foi feita com os jovens e adultos Pibidianos do Instituto de Educação Assis Brasil, no dia 29 de Janeiro de 2013 no turno da manhã. Foi realizada no tablado do prédio dos cursos de Teatro e Dança da UFPEL, com o intuito de transmitir conhecimentos do teatro através de jogos e exercícios utilizando-os como ferramenta contribuidora para a formação docente dos colegas e afim de uma integração grupal.
Com exercícios e jogos nós, ministrantes da oficina, propomos que os participantes do grupo se integrassem uns com os outros, pois até então poucos dos Pibidianos conheciam os nomes dos outros colegas. Foi notada uma boa interação entre o grupo e todos integrantes participaram dos jogos e exercícios propostos. Também percebemos o interesse de alguns participantes em, futuramente, participar de alguma atividade relacionada às artes cênicas, pois passaram a acreditar que o teatro pode contribuir para a vida e profissionalização deles.
Cabe aqui observar, também, sobre a percepção corporal e vocal que os participantes da oficina conquistaram durante a realização dos exercícios práticos de preparação corpóreo-vocal. Em seus relatos, ao final, alguns pibidianos destacaram a fundamental importância que o nosso corpo, incluindo a nossa voz, tem para com o trabalho docente. Importância esta que se apresenta, também, para com as posturas que tomamos como sujeito dentro da sociedade.
Ao final os participantes escreveram a sua opinião sobre a oficina, relatando o interesse da possibilidade de uma nova oficina ser oferecida futuramente. A expectativa ficou por parte dos organizadores com intuito de desenvolver e ampliar os conhecimentos absorvidos nesta oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário