Depois de um semestre trabalhando com as séries iniciais da escola Sylvia Mello, eu senti a vontade de pesquisar um novo enfoque das minhas atividades específicas. Após conversar com a coordenadora Vanessa e a supervisora Cristiane, ficou acordado que eu começaria a ministrar aulas com a oitava série desta mesma escola, tentando descobrir caminhos para o trabalho vocal e corporal dos alunos através de textos e exercícios aplicáveis dentro da sala de aula.
Estou indo para a quarta aula esta semana e após um início tateando caminhos, percebi a possibilidade de conquistar o interesse dos alunos com textos e músicas de seu conhecimento e resolvi mesclar com estes elementos poesias, músicas diversas e diálogos dramáticos. Com isso abri mão de alguns aspectos dos objetivos da oficina, tais como equilibrar corpo e voz na expressão do aluno e modificação dos elementos que compõe o texto oral para a criação de máscaras vocais e etc. Abri mão pois percebi que a dificuldade na leitura de toda a turma é muito grande e achei melhor reduzir meus objetivos para conseguir fazer que eles primeiramente conheçam aquilo que eles utilizam inconscientemente na sua fala cotidiana e na interpretação de textos, dos mais variados tipos.
Sempre começo minhas aulas com exercicios de aquecimento vocal e entrosamento entre os alunos, em seguida começo com as atividades que visam este entendimento.
Na última aula, após duas aulas tentando descobrir o que cativaria estes alunos e os convencessem a participar das atividades comecei com poesias do Carlos Drummond de Andrade e uma música d'O Teatro Mágico. A música eu utilizei como um coringa para criar climas mais descontraídos durante toda a aula, e atentei-os para a intertextualidade entre ela e um dos poemas. A música se chama "Esse mundo não vale o mundo" e o poema ao qual ela faz referência é o "Cantiga de enganar", fiz leitura também da poesia "Lira romantiquinha" e então fiz com que eles brincassem com as intenções das frases, versos e estrofes destes textos. Em duplas, fizeram declarações tímidas de amor, brigas e conversas utilizando apenas estes textos. Na próxima aula pretendo continuar com estas brincadeiras e jogos com os mesmos textos.
Allan Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário