Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ciclo de Palestras PIBID II - Professora Nara Kaisermann da UNIRIO: “corpo infinito”.


Na última semana do mês de agosto o ciclo de palestras do PIBIB recebeu a Professora Nara Kaisermann da UNIRIO na FAE (Faculdade de Educação) da UFPEL.  

Os ouvintes, alunos dos cursos de dança e de teatro licenciatura, pibidianos, professores da rede de educação de Pelotas, coordenadores de áreas tiveram a oportunidade de refletir as teorias dos grandes mestres da história mundial do teatro e a prática corporal do ator no cotidiano. O teatro possível, parte da integração da teoria e prática. Cônscio do teatro, sua trajetória mundial cremos na sua prática integral artística.

Na introdução questionou o limite da pele. Como afetar o espectador além do belo? Assim, fez links entre a biomecânica de Meyerhold, as teorias do corpo sem órgãos de Artaud, mimo corporal de Ètienne Decroux e filosofia com José Gil, para fazer o que chama de uma espécie de “auto-ajuda para atores”. Isto é, práticas efetivas no cotidiano do ator. Da ativação da energia interna que se toma pelo espaço. O fazer arte, se permitir voar consciente, isto é, o trabalho da imagem (ator na cena).

Dessa forma, enfatizou que o teatro é arte do ator, para o teatro acontecer o ator potencializa sua energia corporal atraindo o espectador, implicando no seu estado corporal. A grande referência para ela é a Biomecânica de Meyerhold. Defende que Brecht também é influenciado por suas práticas. Meyerhold foi que trabalhou a potência corporal do ator ativada que altera a potencia corporal do espectador a partir do principio pensamento–ação “não há palavras então faço. Dessa forma, transforma o espectador passivo em agente ativo. Sendo assim, a consciência do movimento traz o estado da atenção. O corpo determina qual emoção o espectador vai associar a este ou aquele movimento criado pelo ator. A noção de pernas com molas. A projeção do corpo para o movimento fantástico.

Como exemplo trouxe o DVD da peça “Cão que morre não ladra” da CIA Chapitô de Portugal. A peça direcionada para o público em geral trata da morte de forma inteligente criativa. O cenário simples traz o foco para a movimentação dos atores que se transformam em corpos marionetes num jogo ilusório de um ator manipulando o corpo do outro.

 Assim que, a palestra fez-se um momento estimulante. Serviu para assumirmos nossa identidade atores e atrizes no contexto que vivenciamos e no contexto planetário. O teatro é do ator. Faz-se possível a partir da prática e também sobre raízes que devemos cavoucar diariamente, irrigar, tratar para que sempre semeie.

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