Relatório do Porto
Alegre em Cena
23/09
Grupo
TAPA: 32 anos de teatro de grupo
com Eduardo Tolentino
Para começar a
programação do meu fim de semana de estudos escolhi o debate que haveria com o
diretor-fundador do grupo TAPA. A conversa no geral foi sobre os processos
criativos do grupo. Gostei muito de ter participado, pois conheço pouco o
trabalho desse grupo.
O TAPA é um grupo de
teatro profissional, mas que começou como uma “brincadeira”. Atualmente já
montou mais de 50 espetáculos e possui uma sede em São Paulo, Barra Funda.
Eduardo Tolentino se
considera um diretor autocrata, por escolher as peças sozinhos, no entanto
sempre se baseia nos atores que tem, além de não se considerar o “detentor do
conhecimento”.
Une
Flûte Enchantée
– Peter Brook
A Flauta Mágica
encerrou a noite de sexta de forma muito bonita. Como já era esperado figurinos
e cenários sem grandes requintes preencheram o palco, juntamente com
maravilhosas vozes dos atores que interpretarem belamente a ópera de Mozart. A
pouca profundidade da história não atrapalhou o maravilhoso trabalho dos
atores.
24/09
I-Mundo – Grupo Mototóti
Uma peça muito
provocativa preencheu a tarde das pessoas que passeavam pela Redenção. De forma
bastante chamativa o grupo Mototóti comemorou seu aniversário com uma peça
bastante criativa com muitas críticas sociais no subtexto.
Sua
incelença, Ricardo III
– Grupo “Clowns de Shakespeare” (RN)
Uma história
clássica, com roupagem mambembe. Atores tinham tamanha energia que contagiava a
todos. Sem perder a essência de uma história shakespeariana, contaram de forma
graciosa e engraçada. Ótimo preparo corporal e vocal dos atores rechearam essa
tragédia, com uma pitada de cultura nordestina.
Médée – Jean-Louis Martinelli (Burkina
Faso)
Potente e intensa:
assim se apresenta Medéia no Teatro Renascença. Fazendo uma crescente tensão,
lentamente ao correr da peça é com muito entusiasmo que todos aplaudiram de pé
ao final do espetáculo. Lindamente preenchida com elementos da cultura
africana, Medéia nos proporcionou toda catarse que uma tragédia aristotélica
deveria. Foi único.
25/09
Krapp’s
Last Tape – Bob
Wilson
Para encerrar nossa
rica viagem de estudos uma legítima peça de Bob Wilson, muito bem encenada pelo
próprio, foi um ótimo pedido. Um triste clown fez o público refletir sobre a
importância de viver o momento presente. Como sempre um texto de Beckett caiu
como uma luva para o encenador norte-americano. Finalizou o fim de semana com chave de ouro
Grazi Barros
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