Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Relatório do Porto Alegre em Cena


Relatório do Porto Alegre em Cena



23/09

Grupo TAPA: 32 anos de teatro de grupo com Eduardo Tolentino

Para começar a programação do meu fim de semana de estudos escolhi o debate que haveria com o diretor-fundador do grupo TAPA. A conversa no geral foi sobre os processos criativos do grupo. Gostei muito de ter participado, pois conheço pouco o trabalho desse grupo.

O TAPA é um grupo de teatro profissional, mas que começou como uma “brincadeira”. Atualmente já montou mais de 50 espetáculos e possui uma sede em São Paulo, Barra Funda.

Eduardo Tolentino se considera um diretor autocrata, por escolher as peças sozinhos, no entanto sempre se baseia nos atores que tem, além de não se considerar o “detentor do conhecimento”.



Une Flûte Enchantée – Peter Brook

A Flauta Mágica encerrou a noite de sexta de forma muito bonita. Como já era esperado figurinos e cenários sem grandes requintes preencheram o palco, juntamente com maravilhosas vozes dos atores que interpretarem belamente a ópera de Mozart. A pouca profundidade da história não atrapalhou o maravilhoso trabalho dos atores.



24/09

I-Mundo – Grupo Mototóti

Uma peça muito provocativa preencheu a tarde das pessoas que passeavam pela Redenção. De forma bastante chamativa o grupo Mototóti comemorou seu aniversário com uma peça bastante criativa com muitas críticas sociais no subtexto.


Sua incelença, Ricardo III – Grupo “Clowns de Shakespeare” (RN)

Uma história clássica, com roupagem mambembe. Atores tinham tamanha energia que contagiava a todos. Sem perder a essência de uma história shakespeariana, contaram de forma graciosa e engraçada. Ótimo preparo corporal e vocal dos atores rechearam essa tragédia, com uma pitada de cultura nordestina.



Médée – Jean-Louis Martinelli (Burkina Faso)

Potente e intensa: assim se apresenta Medéia no Teatro Renascença. Fazendo uma crescente tensão, lentamente ao correr da peça é com muito entusiasmo que todos aplaudiram de pé ao final do espetáculo. Lindamente preenchida com elementos da cultura africana, Medéia nos proporcionou toda catarse que uma tragédia aristotélica deveria. Foi único.



25/09

Krapp’s Last Tape – Bob Wilson
Para encerrar nossa rica viagem de estudos uma legítima peça de Bob Wilson, muito bem encenada pelo próprio, foi um ótimo pedido. Um triste clown fez o público refletir sobre a importância de viver o momento presente. Como sempre um texto de Beckett caiu como uma luva para o encenador norte-americano. Finalizou o fim de semana com chave de ouro

Grazi Barros

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