Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mostra de Cena - "JOGATINA"

RELEASE

Jogatina é um jogo de cenas.
Um exercício de criação em teatro.
O que importa aqui é a experiência,
a convivência e a presença de quem participa do jogo.
Dentro ou fora de cena.

Diz-que-sim &Diz-que-não,
A Exceção e a Regra,
Vôo sobre o Oceano,
A peça didática da Badem-Badem sobre a importância de estar de acordo,
Os Horáceos e os Curiáceos e
A Decisão
são as seis peças de Brecht que aprendemos a jogar.

O que é íntimo?
O que é o seu oposto?
O que me inquieta?
São contestações pessoais que estimularam nosso processo criativo
e nosso envolvimento intelectual e afetivo com as obras escolhidas.

Criar em grupo e brincar com as contradições
entre o que é coletivo e o que é individual,
o que é público e o que é privado,
o que é datado e o que é atual,
é o que guia nossos encontros.
Jogar com os conflitos pessoais e com a realidade social que nos cerca,
nos faz acreditar na possibilidade de modificar relações
humanas-comunitárias-sociais por meio da arte.

Esta apresentação é uma parte da nossa pesquisa...
Nela, fazemos uso do jogo de aprendizagem proposto por Bertolt Brecht
(através do estudo e prática de suas peças didáticas publicadas em Língua Portuguesa)
para investigar as relações entre as práticas de teatro contemporâneo
(a partir da noção de Teatro Pós-Dramático, proposta por Hans-Thies Lehmann)
e as possibilidades de ensino/aprendizagem em teatro na atualidade.

O Projeto de Pesquisa “JOGATINA: Jogo de Aprendizagem, Teatro Pós-Dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro” é coordenado pela Professora Mestre Maria Amélia Gimmler Netto e integra o “Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social” da Pró-Reitoria de Pesquisa-UFPeL. Todos os integrantes do grupo são alunos do Curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da UFPel. .

As apresentações serão realizadas nas datas:


 6/11/14 Instituto Assis Brasil

 12/11/2014 Colégio Félix da Cunha

 21/11/14 Escola Sylvia Mello

 25/11/14  Escola Simões Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário