Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Está acontecendo no Leivas Leite


A escola Dr. Antônio Leivas Leite está localizada em um bairro mais afastado do centro da cidade de Pelotas, o Três Vendas e fica próxima ao presídio regional de Pelotas.

A escola apresenta uma boa estrutura, possui um amplo pátio, quadras de esporte que não parecem ter ótimas condições de utilização, mas no momento contemplam as aulas de educação física. Possui uma sala de vídeo, um laboratório de ciências, uma sala de áudio visual e uma sala exclusiva para as aulas de artes. Ainda em termos de estrutura, há um refeitório não muito grande, um pavilhão coberto para que os alunos permaneçam ou mesmo realizem atividades em dias de chuva. A biblioteca da escola está fechada por falta de funcionário, os livros estão acumulados há anos, muitos já sem validade didática e mofados e vários deles nem foram entregues aos alunos.

Em função da paralisação das atividades por conta da greve na UFPel, as nossas ações previstas para iniciar em agosto de 2012 só tiveram seu real início no mês de outubro. Não estivemos presentes na primeira reunião na escola, pois a mesma aconteceu um dia antes de retornarmos às atividades. A nossa escola é a única desta edição do programa que possui uma supervisora da área de artes, o que para nós será muito enriquecedor.

Estranhamos um pouco como o trabalho do PIBID começou nesta escola, pois começamos o trabalho pela biblioteca. A primeira proposta foi selecionar livros didáticos. Organizar nas estantes o que ainda pode ser utilizado e providenciar o descarte dos demais, sem antes realizarmos pesquisas, diagnósticos ou mesmo conhecer a escola, a comunidade escolar e sua estrutura. O que conhecemos até agora é apenas o que vimos nos nossos dias de intervenção na biblioteca da escola.

Logo de início a proposta não nos pareceria interessante, mas ao revirar as estantes e os livros começamos a perceber muitas coisas interessantes e importantes para a nossa área. Livros de dramaturgia, peças gregas e de autores como Nelson Rodrigues, Miguel de Cervantes, Ariano Suassuna entre outros. A biblioteca possui ainda alguns livros voltados ao trabalho com teatro na escola, peças para a sala de aula e sobre história do teatro brasileiro, dentre os autores encontramos Olga Reverbel e Edwaldo Cafezeiro, mas ainda não sabemos ao certo quais são os títulos e de que se tratam, pois ainda não catalogamos este material. No momento estamos separando todos eles e organizando uma estante só com literatura, na qual teremos um espaço dedicado só para textos dramáticos. E em outra, ainda, queremos colocar apenas os livros de artes, pois há livros de música, teoria e pedagogia do teatro e livros de artes visuais.

Um dos grandes problemas que percebemos na escola é realmente o pequeno quadro de professores e funcionários para atender a demanda. Não há bibliotecária na escola e pelo que vimos, até agora, há apenas uma faxineira e uma cozinheira. Acreditamos que as duas dividam o trabalho no refeitório no momento de fazer e distribuir o lanche e o almoço.

Este é o primeiro ano de Ensino Médio Politécnico na escola, o que exige uma demanda de professores que a escola não possui, pelo que pudemos observar. No entanto percebemos na equipe de professores uma imensa vontade e empenho na realização das atividades e dos seminários integrados com as turmas.

Além do PIBID/CAPES que acaba de chegar, a escola também possui o programa Mais Educação, do MEC, e ao que sabemos, proporciona dentre outras aulas atividades, aulas de dança e música no turno inverso e, por conta disso, algumas crianças almoçam na escola em alguns dias da semana.

Encontramos professores e equipe diretiva muito atenciosa, tanto com os alunos, como conosco que estamos nos inserindo no seu cotidiano. É uma escola acolhedora e fomos bem recebidos por todos, desde os alunos até os professores, a equipe diretiva e os funcionários. Pelo que percebemos os alunos são calmos, não possuem um perfil rebelde ou depredador. Não encontramos uma escola destruída ou com paredes pichadas como vemos em outras. Pelo contrário, há inclusive lixeiras específicas para separação do lixo, e, ao que nos parece, são respeitadas. Ao menos nós nunca vimos lixo espalhado pelo pátio da escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário