Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

Equipe & Contato

Equipe do Sub-projeto Teatro


E-mail Oficial:


pibidteatroufpel@gmail.com

Coordenadora:


Dr.ª Prof. Fernanda Vieira Fernandes

Idade - 33 anos
Email - nvnandes@gmail.com


"Ingressar no PIBID neste período conturbado das relações políticas e institucionais públicas do país, é um desafio. Acredito muito no processo de formação de docentes proposto pelo programa, com seu caráter de desenvolvimento interdisciplinar e experiência de trocas nas áreas de ensino, bem como junto às escolas. Além disso, vejo minha inserção na coordenação do Teatro UFPel como um aprimoramento de minhas atividades como professora do ensino superior."


Supervisoras:

Prof.ª Marta Rodrigues Langone

Idade - 52 anos
E-mail - martinhalangone@hotmail.com


"O PIBID contribui para a capacitação de novos docentes e permite que os professores reavaliem seu processo de aprendizagem através de trabalhos diversos e atualizados."



Prof.ª Olivia Rosa Herreira

Idade - 52 anos
E-mail - oliviarosah@hotmail.com


"O PIBID contribui para mim como meio de atualização. É um intercâmbio entre Universidade e a Escola, me traz ideias novas, assim como eu também posso passar para o grupo algumas de minhas experiências."




Bolsistas:


Carlos Roberto Escouto

Idade - 22 anos
E-mail - betinho.stacruzrs@yahoo.com.br

"Ingresso no PIBID com o objetivo de estreitar a relação do oficio de professor com a escola. Ao mesmo tempo que recebo a formação acadêmica consigo compartilhá-la e experimentá-la em sala de aula. Este estreitamento teórico-prático do oficio durante a graduação é essencial para o melhor desenvolvimento depois na profissão. O PIBID tem me proporcionado criar um perfil docente, onde trilho por uma educação com horizontalidade nas relações, mais democrática, com protagonismo discente-docente, efetiva para a vida social e onde o conhecimento seja fruído pelos envolvidos."

Grégori Rodrigues Eckert

Idade - 21 anos
E-mail - gregorieckert@hotmail.com


"O PIBID contribui não somente para a minha formação como Professor de Teatro, mas também como um cidadão ativo e consciente, lutando em prol da continuidade de um programa tão importante como o PIBID, que visa à iniciação a docência, aproximando a Universidade com a Escola, professores em formação com professores atuantes na rede, futuros docentes com a gama diversa e plural de alunos. Ficar calado diante de todo o descaso que há com a educação no Brasil, principalmente quanto a desvalorização de professores não condiz com o grupo pibidiano atuante, ao qual me junto as suas fileiras em sua luta constante."


Johann Ossanes

Idade - 21 anos
E-mail - johannossanes@gmail.com


"O PIBID é uma oportunidade de educação alternativa, de experiência docente e interdisciplinaridade. A capacidade transformadora do projeto é impressionante, sem dúvidas uma experiência única."



Juliana Caroline da Silva

Idade - 19 anos
E-mail - julianacarolines@hotmail.com.br


"Entrei no Pibid para vivenciar e experimentar a prática docente durante a formação, não me contendo às propostas de estágio e contribuindo para a capacitação e crescimento intelectual no ambiente escolar e de pesquisa, construindo coletivamente um novo processo de aprendizagem, trabalhando com o corpo e o teatro na escola como prática de uma educação sensibilizada voltada para um aprendizado humanizado."

Maickol Bessa Dilelio

Idade - 25 anos
E-mail - mrmikebd@gmail.com


"A aproximação proporcionada pelo projeto com alunos de diversas escolas propõe a troca de aprendizados que engrandece os valores educacionais tanto para docentes quanto para o discente que no mais tardar estará efetivado na função de professor, fazendo com que o PIBID seja um forte aliado da educação brasileira e renovação da mesma."

Marco Antonio Duarte Silva

Idade - 22 anos
E-mail - marco.pascuzzi72@gmail.com


"O PIBID é um programa que não só forma um docente, mas novo horizontes para se pensar em educação. Pequenos passos e mãos dadas é possível ter novas visões de mundo."




Marcos Kuszner dos Santos

Idade - 19 anos
E-mail - marcos.kuszner@gmail.com


"É desafiador optar por um curso de licenciatura, e, entrar no PIBID, é buscar por respostas e estar disposto aos novos questionamentos que surgem na reflexão e prática da docência. Participar do programa proporciona inúmeras trocas de experiência com outros pibidianos, professores da universidade e professores da rede pública de ensino, enriquecendo substancialmente a formação do licenciando em Teatro."

Rafael de Camargo Bueno

Idade - 24 anos
E-mail - rcbooeno@gmail.com


"Ao optar pelo PIBID tinha em mente uma forma de complementar minha formação enquanto docente, já que achava que os estágios não seriam suficientes para conhecer a realidade de uma escola. Hoje eu tenho certeza disso, o PIBID ampliou os meus horizontes enquanto professor em formação, me desperta inquietações e questionamentos quanto a ação do professor na escola, com os alunos e com a comunidade. O programa me proporciona uma troca de experiências com bolsistas de outras áreas e me mostra a importância de ma educação sensível e reciclável."

Samuel de Moraes Pretto

Idade - 19 anos
E-mail - samuelmpretto

"Confio na horizontalidade das relações entre alunos e professores e na dialogia de Freire e seus pressupostos para construção coletiva de um espaço (sala de aula) mais democrático, de experiências e ensaios para emancipação."



Tayla Costa da Rosa

Idade - 24 anos
E-mail - taylacrosa@gmail.com

"O PIBID proporciona muito mais que uma vivência dentro de uma escola, proporciona o aprendizado com prazer. Aprendendo a contribuir para a formação de indivíduos críticos com uma visão interdisciplinar e que faz com que nós, os futuros professores, tenhamos uma experiência transformadora e indispensável."


Wesley Fróis Aragão

Idade - 18 anos
E-mail - frois.aragao@gmail.com

"Ingressei no PIBID tento em vista que teria a possibilidade de experimentar e conhecer as práticas nas escolas antes dos estágios obrigatórios, previstos no currículo. Dessa forma, conhecer como o professor de teatro pode se inserir nesse campo e de forma interdisciplinar, instigou a me desafiar a adentrar nesse universo, tal qual, possa intercalar o conhecimento adquirido já em universidade e a ânsia e vontade de estar em contato com alunos, acreditando que poderia contribuir na medida, para a educação."


Ex-coordenadoras:

Dr.ª Prof.ª Vanessa Caldeira Leite (Agosto/2011 - Dezembro/2012)
Dr.ª Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira (Agosto/2011 - Outubro/2012)
Dr.ª Prof.ª Taís Ferreira (Abril/2010 - Julho 2011)
M.ª Prof.ª Maria Amélia Gimmler Netto

Ex-bolsistas:

Adriana Viana Nunes
Allan leite Aline de Abreu da Luz
Ana Alice Muller Andrade
Ana Laura Barros Paiva
Anderson Morais Demutti
Arthur Malaspina Junior
Bianca Barbosa
Carolina Amaro Ferreira
Cibele da Silva Fernandes

Cleverson Reis
Daniele Almeida Pestano
Diego Fogassi Carvalho
Evelin Cristine Suchard Aires

Fátima Zanetti Portelinha
Flávio Dornelles
Francesco D'avila
Gabrielle Winck Moraes
Graziele Soares de Barros
Hélcio Fernandes Barbosa Júnior
Jade Garisto Ramos
Jandira Dias de Souza Brito
João Vitor Ieffet de Moura
Joanderson Floriano
Laura Corrêa Bragamonte
Leonardo Soares
Lídia Rosenhein
Lucia Elaine Carvalho Berndt
Maicon Fernando Oliveira Barbosa
Melissa Rabelo Velasques

Murilo Melloto Furlan
Renata Pinhati
Roberta Bandeira

Sirlei Karczeski
Taciane Rodrigues
Tainara Urrurtia de Freitas
Thayse Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário