As atividades do PIBID-UFPEL 2012 tiveram início em Setembro, por conta da greve nacional das instituições federais, em contrapartida tivemos como tarefas domiciliares durante este período de greve, a leitura de quatro artigos do Congresso Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) do grupo de trabalho (GT) Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação.
Ao iniciarmos nossas atividades de área, fomos divididos entre as escolas participantes deste novo PIBID. Como não possuíamos o número suficiente de bolsistas para estarmos presentes em duplas em todas as escolas, as coordenadoras decidiram manter bolsistas do Teatro em quatro escolas inicialmente, sendo que em uma delas, um bolsista do Teatro atuaria sozinho. Como participo do PIBID há mais tempo fui escolhido, dentre todos os bolsistas do Teatro, para trabalhar individualmente no Instituto Educacional Assis Brasil.
Desde então, minha prática dentro do PIBID está voltada totalmente para o trabalho interdisciplinar dentro da escola com as demais áreas participantes do PIBID-Humanidades que são: Teatro, Letras, Educação Física, História, Filosofia e Ciências Sociais.
Na escola, desde a primeira reunião, demos início à produção do projeto interdisciplinar, que será executado no início do próximo ano com os primeiros anos no Ensino Médio, que trabalham com ensino Politécnico. O projeto teve como tema gerador “Autonomia e Cidadania”. Divididos em subgrupos interdisciplinares, os bolsistas tiveram como tarefa a elaboração de planos de trabalhos partindo da escolha de um sub-tema vinculado ao tema gerador e a partir disso meu grupo escolheu o sub-tema “Ética na profissão”. Após a escolha destes temas, partiu-se para a pesquisa e elaboração teórica destes temas/conteúdos.
Além dessas atividades, no mês de Outubro, juntamente com a acadêmica Aline Luz e com orientação da professora/coordenadora Vanessa Leite, participei com a apresentação de um pôster intitulado “Teatro: ferramenta ou método? A visão das demais áreas sobre as atividades interdisciplinares na escola” no VII congresso da ABRACE em Porto Alegre-RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário