Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho aprovado para o I Encontro Nacional do PIBID - Teatro

O TEATRO NAS SÉRIES INICIAIS

Palavras-chave: Teatro, escolas, séries iniciais.

No PIBID Teatro da UFPEL elaboramos uma sequência de atividades que propiciassem vivências teatrais nas escolas públicas parceiras do Programa, dentre elas destacamos algumas, que foram aplicadas nas séries iniciais. Durante os diagnósticos realizados nas escolas, percebemos que os discentes precisavam desenvolver seu imaginário e expressar seus sentimentos, além disso, observamos que esses alunos precisavam ampliar seus referenciais de mundo, trabalhando as seguintes linguagens: escrita, sonora, dramática, cinematográfica e corporal (STOKOE, 1987). Para alcançar esses objetivos buscamos ações como a Hora do Conto, o Recreio orientado e aulas práticas de expressão corporal e vocal. Para os menores (1° e 2° anos), foram trabalhadas todas as ações citadas, já para os maiores (4° e 5° anos), elegemos apenas a Hora do Conto, numa tentativa de unir teatro e literatura, levando um pouco do fazer teatral para a sala de aula e tentando estimular, desde cedo, o gosto pela leitura. Os recreios orientados surgiram com o intuito de direcionar a atenção das crianças para brincadeiras que pudessem, além de divertir e distrair, trazer a elas avanços principalmente no que diz respeito à socialização, coordenação motora, atenção e foco. Já nas aulas práticas foram desenvolvidas atividades lúdicas e jogos realizados a partir da pedagogia do teatro. O teatro é fundamental na vida de uma criança, pois faz dela um ser criativo e consciente de si e do outro. Dentro das escolas pudemos perceber pequenas mudanças no comportamento dos pequenos, mas as crianças beneficiar-se-iam cada vez mais se práticas como essas forem estimuladas cotidianamente.

Modo de apresentação: Conversa.

Bibliografia:
STOKOE, Patrícia. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo. Summus 1987.




BARBOSA, Bianca Ebeling – Bolsista de Graduação.
BARROS, Graziele Soares de – Bolsista de Graduação.
LUZ, Aline de Abreu da – Bolsista de Graduação.
LACAU, Ana – Supervisora da Escola Dom João Braga.
SILVEIRA, Fabiane Tejada - Coordenadora de Área – UFPEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário