O TEATRO NAS SÉRIES INICIAIS
Palavras-chave:
Teatro, escolas, séries iniciais.
No PIBID Teatro da UFPEL elaboramos
uma sequência de atividades que propiciassem vivências teatrais nas escolas
públicas parceiras do Programa, dentre elas destacamos algumas, que foram
aplicadas nas séries iniciais. Durante os diagnósticos realizados nas escolas,
percebemos que os discentes precisavam desenvolver seu imaginário e expressar
seus sentimentos, além disso, observamos que esses alunos precisavam ampliar
seus referenciais de mundo, trabalhando as seguintes linguagens: escrita,
sonora, dramática, cinematográfica e corporal (STOKOE, 1987). Para alcançar
esses objetivos buscamos ações como a Hora do Conto, o Recreio orientado e
aulas práticas de expressão corporal e vocal. Para os menores (1° e 2° anos),
foram trabalhadas todas as ações citadas, já para os maiores (4° e 5° anos),
elegemos apenas a Hora do Conto, numa tentativa de unir teatro e literatura,
levando um pouco do fazer teatral para a sala de aula e tentando estimular,
desde cedo, o gosto pela leitura. Os recreios orientados surgiram com o intuito
de direcionar a atenção das crianças para brincadeiras que pudessem, além de
divertir e distrair, trazer a elas avanços principalmente no que diz respeito à
socialização, coordenação motora, atenção e foco. Já nas aulas práticas foram
desenvolvidas atividades lúdicas e jogos realizados a partir da pedagogia do
teatro. O teatro é fundamental na vida de uma criança, pois faz dela um ser
criativo e consciente de si e do outro. Dentro das escolas pudemos perceber
pequenas mudanças no comportamento dos pequenos, mas as crianças beneficiar-se-iam
cada vez mais se práticas como essas forem estimuladas cotidianamente.
Modo de apresentação: Conversa.
Bibliografia:
STOKOE, Patrícia. Expressão corporal na pré-escola.
São Paulo. Summus 1987.
BARBOSA, Bianca
Ebeling – Bolsista de Graduação.
BARROS, Graziele
Soares de – Bolsista de Graduação.
LUZ, Aline de
Abreu da – Bolsista de Graduação.
LACAU, Ana –
Supervisora da Escola Dom João Braga.
SILVEIRA, Fabiane
Tejada - Coordenadora de Área – UFPEL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário