Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho aprovado para o I Encontro Nacional do PIBID - Teatro

O PAPEL DO TEATRO NA INTERDISCIPLINARIDADE

Palavras-chave: interdisciplinaridade, teatro, Pelotas.

O PIBID-UFPEL trabalhou durante dois anos coletivamente com seis cursos: Teatro, Letras, História, Filosofia, Ciências Sociais e Pedagogia. Foram realizados dois tipos de ações em cada uma das seis escolas envolvidas: ações específicas de cada área de conhecimento e ações interdisciplinares através de projetos. O objetivo de se trabalhar interdisciplinarmente foi avaliar como esse método funciona na organização escolar e tornar o aprendizado mais simples e próximo da realidade dos educandos. O Teatro exerceu importante papel nesse trabalho, já que uma atitude interdisciplinar é “uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor – atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo” (FAZENDA, 1994). Baseado nessa afirmativa acredita-se ter alcançado a interdisciplinaridade, porque, após estudos teóricos, diagnóstico da realidade, observações e reuniões com supervisores de cada escola, foi elaborado um projeto em cada escola, com temáticas próprias, partindo de um tema gerador que foi dividido em subtemas que se interligavam, proporcionando uma aproximação entre essas áreas das Ciências Humanas. A interdisciplinaridade indica uma inter-relação entre disciplinas, sem que nenhuma se sobressaia sobre as outras, mas estabelecendo uma relação de reciprocidade e colaboração, com o desaparecimento de fronteiras entre as áreas do conhecimento. Os projetos aconteceram durante um semestre em horário curricular nas escolas envolvidas, fazendo diferença no cotidiano destas. O papel do Teatro nesse trabalho se deu de diferentes formas em cada escola. Aos poucos se foi conquistando espaço no projeto e na escola, ampliando o entendimento que se tinha do Teatro. Ao final do desenvolvimento dos projetos viu-se que o Teatro foi importante para que as atividades fossem bem recebidas pela comunidade escolar e também pelos pibidianos que atuavam nos projetos, principalmente no que se refere às práticas com o Teatro do Oprimido (BOAL, 1980), pois através do Teatro Fórum, abriu-se o diálogo com os educandos e com os colegas de trabalho, criando um ambiente de proximidade entre todos e de abertura para se discutir as diversas questões suscitadas pelo tema gerador de cada projeto.

Modo de apresentação: conversa

Bibliografia:
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. Ed. Campinas: Papirus, 1994.

BARROS, Graziele Soares de – Bolsista de Graduação.
FERREIRA, Carolina – Bolsista de Graduação.
LEITE, Vanessa Caldeira – Coordenadora de Área – UFPel

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