O PAPEL DO TEATRO NA INTERDISCIPLINARIDADE
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, teatro, Pelotas.
O PIBID-UFPEL trabalhou durante dois
anos coletivamente com seis cursos: Teatro, Letras, História, Filosofia,
Ciências Sociais e Pedagogia. Foram realizados dois tipos de ações em cada uma
das seis escolas envolvidas: ações específicas de cada área de conhecimento e
ações interdisciplinares através de projetos. O objetivo de se trabalhar interdisciplinarmente
foi avaliar como esse método funciona na organização escolar e tornar o
aprendizado mais simples e próximo da realidade dos educandos. O Teatro exerceu
importante papel nesse trabalho, já que uma atitude interdisciplinar é “uma
atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor – atitude de
reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo” (FAZENDA, 1994). Baseado
nessa afirmativa acredita-se ter alcançado a interdisciplinaridade, porque, após
estudos teóricos, diagnóstico da realidade, observações e reuniões com
supervisores de cada escola, foi elaborado um projeto em cada escola, com
temáticas próprias, partindo de um tema gerador que foi dividido em subtemas
que se interligavam, proporcionando uma aproximação entre essas áreas das Ciências
Humanas. A interdisciplinaridade indica uma
inter-relação entre disciplinas, sem que nenhuma se sobressaia sobre as outras,
mas estabelecendo uma relação de reciprocidade e colaboração, com o
desaparecimento de fronteiras entre as áreas do conhecimento. Os projetos
aconteceram durante um semestre em horário curricular nas escolas envolvidas, fazendo
diferença no cotidiano destas. O papel do Teatro nesse trabalho se deu de diferentes
formas em cada escola. Aos poucos se foi conquistando espaço no projeto e na
escola, ampliando o entendimento que se tinha do Teatro. Ao final do
desenvolvimento dos projetos viu-se que o Teatro foi importante para que as
atividades fossem bem recebidas pela comunidade escolar e também pelos pibidianos
que atuavam nos projetos, principalmente no que se refere às práticas com o Teatro do Oprimido (BOAL, 1980), pois
através do Teatro Fórum, abriu-se o diálogo com os educandos e com os colegas
de trabalho, criando um ambiente de proximidade entre todos e de abertura para
se discutir as diversas questões suscitadas pelo tema gerador de cada
projeto.
Modo de apresentação: conversa
Bibliografia:
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 2. Ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e
pesquisa. 4. Ed. Campinas: Papirus, 1994.
BARROS, Graziele
Soares de – Bolsista de Graduação.
FERREIRA,
Carolina – Bolsista de Graduação.
LEITE, Vanessa
Caldeira – Coordenadora de Área – UFPel
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