Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O TEATRO NO PIBID - O PIBID NO TEATRO


O curso de Teatro Licenciatura da UFPel, desde o primeiro semestre de 2010, atua com vinte bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES/ MEC) em seis escolas do município de Pelotas, com atividades disciplinares e interdisciplinares. Desta forma, desde então, diversas ações específicas da área de teatro, ações interdisciplinares (em conjunto com as licenciaturas em Pedagogia, História, Letras, Ciências Sociais e Filosofia) e de estudo e/ou preparatórias para atividades foram empreendidas: grupos de estudo, reuniões de orientação e planejamento, participações em seminários e fóruns de arte e educação na cidade de Pelotas e/ou em outras localidades, entre outros. Os acadêmicos bolsistas também levaram os alunos das escolas participantes ao teatro e espetáculos de teatro, dança e música até as escolas, em ações de fomento à recepção artística. Oficina de teatro ofertada pelos pibidianos do teatro aos supervisores, coordenadores e licenciandos bolsistas do PIBID UFPel de todas as áreas, incluindo o PIBID Ciências, com intuito de desenvolver consciência corporal e vocal do docente ou futuro docente, foi uma da ações disciplinares do teatro que promoveu a desejada interdisciplinaridade. Ainda dentre as ações interdisciplinares, além das reuniões para interação de cada grupo por escola, destaca-se a realização de diagnósticos das áreas, panorama das humanidades nas escolas apresentado em seminário a todos os bolsistas pibidianos. No presente estágio, além do desenvolvimento de oficinas de teatro para diversos níveis de ensino (EM, EF [séries inicias e finais], EJA e Magistério) nas escolas e continuidade das ações de recepção teatral, os pibidianos empreendem planejamento e elaboração de projetos interdisciplinares, que serão colocados em prática no segundo semestre de 2011 nas escolas parceiras do PIBID em Pelotas.

Lucia Elaine Carvalho Berndt


Nenhum comentário:

Postar um comentário