Na quarta-feira dia 10 de agosto pela manhã ocorreram as rodas de conversa. Eu participei da “roda 3 - Projeto interdisciplinar: relações entre as áreas de conhecimento como eixo organizador de práticas pedagógicas”, coordenada pela professora Taís Ferreira. Houveram discussões sobre diversos pontos que envolvem a questão interdisciplinar no PIBID. A professora Taís deu início à roda comentando como a interdisciplinaridade tem se tornado um processo de formação identitária entre os pibidianos, posto que para relacionar sua área com a do outro devemos primeiro enxergar a importância de cada uma sem hierarquizar. Comentou-se também que na natureza ou no cotidiano o conhecimento é um só e nós aprendemos a dissecá-lo: a interdisciplinaridade é o processo inverso. Um ponto bastante interessante que foi discutido também foi a diferença entre interdisciplinaridade e generalizar as área. Entende-se que cada disciplina tem a sua especificidade e não pretende-se com a interdisciplinaridade misturar tudo como se tudo fosse a mesma coisa. Foi uma manhã bastante produtiva, no final as professoras que estavam escrevendo toda discussão leram suas anotações.
Na quinta e sexta-feira aconteceram os mini-cursos. Eu participei do mini-curso “Os diferentes/deficientes na literatura infantil – histórias, imagens e lições” com a professora Rosa Hessel. A oficina teve início caracterizando a diferença. Depois explanou acerca da função da literatura infantil ao longo dos séculos, que seria exclusivamente para entretenimento ou com intuito formativo ou com os dois objetivos interligados. Também nos contou que existem três tipos de livros infantis sobre deficientes: os que não contem narrativas, ou seja, que possuem a única função de dar uma lição de moral; os que simbolizam a deficiência/diferença com objetos, animais ou plantas; e os que possuem narrativas mais próximas da realidade, com personagens humanos e conflitos reais. Partindo de diversos exemplos a professora expôs sua opinião nos dizendo como a literariedade deve ser coloca em elevado grau de importância quando se procura um livro infantil. Após citar diversos exemplo de livros com esta temática a professora nos pediu que fizéssemos uma análise em grupo de três livros infantis, e que com um deles elaborássemos uma proposta criativa para trabalhar o livro com crianças. Foi muito interessante discutir sobre os livros que tínhamos em mãos e poder enxergar quais de fato tinham um conteúdo interessante para passar às crianças e quais pretendiam apenas uma falsa inclusão do deficiente na literatura. No final todos os grupos apresentaram suas análises e propostas.
No sábado dia 13, último dia de encontro, encerrou-se o evento com uma mesa redonda com os professores “de fora” que foi bastante interessante para entender o trabalho de cada um e as relações que fazem com a temática da identidade. Logo após as professoras Elenice e Maria Inês fizeram um resumo das rodas de conversa da quarta-feira.
O evento como um todo foi bastante interessante para agregar o PIBID 3 e fazermos uma avaliação de como tem sido o PIBID 1 e 2. Como principal ponto positivo devo destacar os mini-cursos que nos deram muitas ferramentas para continuarmos nossos trabalhos esse semestre.
Graziele Soares de Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário