Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Relatório de Atividades específicas PIBID 2011

Como pibidiana trabalhei em duas atividades específicas neste semestre: oficinas na Escola de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes e no projeto Teatrando no PIBID.
As oficinas da escola aconteceram de Abril á julho de 2011 todas as segundas e quintas-feiras das 17h30min às 18h30min no salão de atos, com previsão de retorno no segundo semestre de 2011.
Os oficineiros experimentaram o fazer teatral com jogos teatrais baseados no fichário da Viola Spolin e improvisações a partir de trechos de textos dramáticos; “Bodas de Sangue” de Federico Garcia Lorca , “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas Filho com participação média de seis alunos por encontro.
No projeto Teatrando no PIBID desenvolvi oficinas do final de abril a julho. Com uma média de 19 participantes em geral alunos de licenciatura e bacharelado. Trabalhamos jogos teatrais focando o corpo e a voz no trabalho do professor considerando que a maioria são graduandos de licenciaturas. As oficinas aconteceram todos os sábados das 14h às 16h na sala do globo na antiga AABB.
Participar de duas atividades foi uma experiência gratificante e essencial para o meu desenvolvimento acadêmico. Proporcionou integração entre colegas pibidianos. Também com pessoas que nunca haviam feito teatro. Integramos alunos de cursos diferentes, percebi o prazer de estarmos fazendo teatro juntos independente de um prévio conhecimento teatral por parte de todos. Foi maravilhoso.


Adriana Nunes Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário