Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teatrando no PIBID

Aconteceu dia 02 do mês de julho numa tarde fria e chuvosa na cidade de Pelotas o encerramento das atividades da oficina Teatrando no PIBID.
O encontro foi uma mostra. Estavam presentes os monitores: Hélcio Fernandes, Jandira Brito, Maicon Barbosa e Tainara Urrutia. Também Taís Ferreira, coordenadora da área, alguns Pibidianos e convidados dos participantes do projeto. Apresentamos alguns exercícios experimentados nas aulas que envolvem atividades de (re)conhecimento do corpo/voz.
Duas turmas participam do projeto se encontraram pela primeira vez na II Mostra Teatrando no PIBID. A interação dos participantes aconteceu de forma muito leve e integrada que é a uma das propostas e objetivo do projeto.
A segunda edição do Teatrando no PIBID encerra com 32 participantes de diversos cursos de graduação da universidade, professores da rede pública de ensino enfim comunidade em geral. Durante o processo foram realizados dez encontros divididos em dois momentos fundamentais. No primeiro eram vivências teatrais, elaboradas com base nos conhecimentos apreendidos pelos pibidianos no curso de teatro licenciatura. A segunda etapa, sempre no final de cada encontro, o “memorial descritivo”, uma espécie de relato desenvolvido a partir das impressões da oficina. Assim, todos os envolvidos debatiam. Alguns aspectos ligados a produção teatral em Pelotas e, sobretudo, a respeito do caos em que se em contra a educação nas escolas pelotenses e brasileiras foram os mais citados nos debates.
Para o segundo semestre o “Teatrando no PIBID” abrirá duas turmas, uma para novos participantes e outra para os participantes das edições anteriores. Assim, terminamos satisfeitos pelo aprendizado impresso nos relatos feitos na mostra.
Para finalizar gostaríamos de agradecer a TODOS que participaram do projeto. Pela troca de experiências, vivências, aprendizados e ideias que somaram e somammuito em nossa formação acadêmica.
E que venha a próxima edição no segundo semestre...
Evoé...



MONITORES:
Adriana Nunes
Hélcio Fernandes
Jandira Brito
Maicon Barbosa
Tainara Urrutia

Nenhum comentário:

Postar um comentário