A organização das atividades na Escola Getúlio Vargas teve seu início no dia 08 de abril de 2011. A reunião de planejamento do semestre do Pibid Teatro – Pedagogia na Escola Getúlio Vargas ocorre sempre todas as segundas-feiras e possivelmente para o próximo semestre também na terça-feira. As propostas seguem aqui descritas, algumas já efetivadas no decorrer das visitas na Escola. O grupo decidiu trabalhar a interdisciplinaridade e atividades específicas da área teatral com o grupo de teatro Metamorfose já existente na Escola (mas que devido a problemas de saúde da professora Mônica, ficou para ser resolvido no próximo semestre), além da construção colaborativa de um projeto dentro da instituição escolar com a Pedagogia (evidentemente que tivemos que nos inserir no projeto deles, de maneira a colocarmos em prática as nossas propostas respeitando a rotina da escola, mas valendo-se da concretude das atividades ofertadas, bem como informativos como filmes, vídeos entre outros.)
- A hora do conto;
- Jogos de improvisações;
- Oficinas para as crianças das séries finais
- Brinquedoteca;
- Batalhão das Letras;
- Oficina para professores;
- Projeto Identidade; batalhão das letras
- Recreio orientado.
- Leitura Dramática.
Nessa primeira reunião ocorreu a apresentação do PIBID para os professores do 1º e 2º anos e para a direção da Escola. Foi colocado que a Escola Getúlio Vargas ganhou o selo de qualidade Brincar, promovido pela instituição Unilever, no qual premia as melhoras Escolas do Brasil. Foram apresentados também os projetos “interdisciplinares” desenvolvidos pelo PIBID Pedagogia, que tem como eixo a sala de aula visando à alfabetização, o letramento e a escola como ambiente alfabetizadora.
Ficou acordado com o grupo que os bolsistas do Pibid, tanto da Pedagogia quanto Teatro, irão trabalhar em conjunto com as professoras do 1º e 2 º anos na sala de aula.
No dia 20 de abril, aconteceu o Seminário “A criança e o jogo no contexto educativo: concepções, especificidades e perspectivas”, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. A programação aconteceu pela manhã e tarde. A palestra “Coisa de criança” – infância, culturas infantis e contemporaneidade, foram ministradas pelo prof. Dr. Manuel José Jacinto Sarmento Pereira do Instituto de Educação da Universidade de Moinho/Portugal. Sua explanação em relação à criança foi de grande importância para nós, futuros professores. Como saber lidar e compreender esse universo tão complexo, sistematizando o conhecimento. Depois a Profa. Ms. Neusa Maria Carlan Sá – Faculdade de Educação da Educação do Rio Grande do Sul, que falou sobre A Importância do Brincar no Ciclo da Vida.
O seminário foi muito interessante, com a participação de professores de Educação Física, Educação e Teatro da UFRGS.
A palestra da profa. Dra. e também coordenadora do PIBID TEATRO Vera Lúcia Bertoni dos Santos do Instituto de Artes da UFRGS que falou sobre “No faz-de-conta à representação teatral: abordagem interacionalista”, contribui para o desenvolvimento das atividades com as crianças na Escola Getúlio Vargas.
A professora Vera falou sobre as várias fases das crianças estudadas por Piaget e nos deixou uma pergunta para pensarmos na nossa vida, “como é que o ser humano alcança o conhecimento?”.
Já na segunda-feira dia 6 de junho, ocorreu mais uma reunião de planejamento na Escola Getúlio Vargas. Os pibidianos do Teatro e Pedagogia colocaram em prática o planejamento da semana anterior onde foi decidido dar continuidade ao trabalho de identidade nas turmas de primeiros anos.
O “Projeto Identidade” foi desenvolvido com a turma de primeiro ano da professora Taís, onde foram entregues os crachás com os nomes dos alunos e onde esses teriam que pegar o seu e também foi trabalhado o “Jogo das cadeiras com os nomes”, onde as crianças teriam que sentar somente na cadeira referente a seu nome. As atividades ocorrem das 13h30min às 15h30min e na seqüência entramos para a sala de reunião para planejarmos juntos com as professoras e encerramos às 17h30min.
Na seqüencia seguimos para a reunião de planejamento onde foi feito um calendário com todo o cronograma de leitura do texto “Escrever e ler”.
DATA | RESPONSÁVEL | LIVRO | PÁGINAS |
13/06 | Profª Gilceane | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.27 - 42 |
20/06 | Profª Patrícia | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.43-48 |
27/06 | Profª Taís | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.49-58 |
04/07 | Profª Giani | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.63-72 |
08/08 | Profª Giani | Escrever e Ler Vol.1 | Término do capítulo |
15/08 | Camila | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.73-86 |
22/08 | Profª Fabiane | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.87-97 |
29/08 | Glediane | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.101-118 |
05/09 | Patrícia | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.121-146 |
12/09 | Dalva | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.147-167 |
26/09 | Natalia | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.169-184 |
03/10 | Ângela | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.185-205 |
10/10 | Jandira | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.206-224 |
17/10 | Maicon | Escrever e Ler Vol.1 | Pág.225-235 |
Foi cogitado trabalhar também com o livro “O carteiro chegou”. Decidimos dar continuidade com o projeto “Batalhão das letras” e “Identidade”.
No dia 15 de junho, quarta-feira, na reunião de área ocorreu o Seminário “Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade”, promovido pelos estudantes bolsistas, Bianca Barbosa, Jandira Brito, Maicon Barbosa e Tainara Urrutia. O Seminário foi proposto com o objetivo de se criar um questionamento sobre a Lei de nº 11.274 que em 6 de fevereiro de 2006 institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos de idade.
Os estudantes partiram da leitura dos textos “Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade” e “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade” para a construção do Seminário e fizeram um paralelo com as Escolas com o qual estão desenvolvendo os projetos do Pibid Pedagogia, Ministro Fernando Osório e Getúlio Vargas.
Deixaram como questionamento a seguinte pergunta “Qualidade no ensino ou maior número de anos no ensino obrigatório?”
Ao final de Seminário foi passado o vídeo “Que letra é essa”, que narra à história do menino Patrick que está a três anos na primeira série e não conseguiu se alfabetizar, e nem os pais nem os professores conseguem resolver o problema. O problema só é solucionado quando ele entra para o GEEMPA e em menos de dois meses consegue desenvolver a leitura.
No dia 5 de julho aconteceu no Conservatório de Música, a primeira reunião geral do semestre, onde foram apresentados os projetos “interdisciplinares” das escolas Assis Brasil, Getúlio Vargas e Ministro Fernando Osório.
Também foi oficializado a nova coordenação institucional do Pibid UFPEL e apresentação do Pibid 3.
Não posso deixar de comentar o sucesso que foi o “Teatrando no Pibid – 2ª edição” que foi finalizado com 32 participantes de várias graduações da UFPEL e professores da rede pública e privada de Pelotas.
As oficinas ocorreram nas manhãs e tardes de sábado e foram desenvolvidos jogos teatrais e exercícios com a finalidade de trabalhar a voz e o corpo dos partipantes.
A intenção é que a oficina retorne no próximo semestre com 2 turmas, veteranos e novos.
Concluímos que este semestre foi muito produtivo e significativo. Esperamos sinceramente que no semestre que vem o trabalho com o Pibid - Pedagogia saia do papel e aconteça de verdade. Que não fique só na teoria, já que as crianças da Escola Getúlio Vargas necessitam muito dos projetos construídos pelo grupo, pois são crianças carentes de tudo e não podemos deixar que o ego seja maior que os problemas diagnosticados na Escola e nas crianças. Essas crianças precisam de incentivo e apoio estrutural e não serem desestimuladas. O foco do projeto é a alfabetização, então vamos focar nele.
“A história da alfabetização é a história da escola! E se quisermos dar outro rumo à vergonhosa história da alfabetização em nosso país, é à história da escola que temos que dar outro rumo – é a escola que temos de transformar”.
Magda Soares
Maicon Barbosa
Jandira de Britto
Jandira de Britto
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