Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL NÚCLEO HABITACIONAL GETÚLIO VARGAS NO 1° SEMESTRE DE 2011

A organização das atividades na Escola Getúlio Vargas teve seu início no dia 08 de abril de 2011. A reunião de planejamento do semestre do Pibid Teatro – Pedagogia na Escola Getúlio Vargas ocorre sempre todas as segundas-feiras e possivelmente para o próximo semestre também na terça-feira. As propostas seguem aqui descritas, algumas já efetivadas no decorrer das visitas na Escola. O grupo decidiu trabalhar a interdisciplinaridade e atividades específicas da área teatral com o grupo de teatro Metamorfose já existente na Escola (mas que devido a problemas de saúde da professora Mônica, ficou para ser resolvido no próximo semestre), além da construção colaborativa de um projeto dentro da instituição escolar com a Pedagogia (evidentemente que tivemos que nos inserir no projeto deles, de maneira a colocarmos em prática as nossas propostas respeitando a rotina da escola, mas valendo-se da concretude das atividades ofertadas, bem como informativos como filmes, vídeos entre outros.)
           - A hora do conto;
- Jogos de improvisações;
- Oficinas para as crianças das séries finais
            - Brinquedoteca;
- Batalhão das Letras;
 - Oficina para professores;
- Projeto Identidade; batalhão das letras
- Recreio orientado.
- Leitura Dramática.
Nessa primeira reunião ocorreu a apresentação do PIBID para os professores do 1º e 2º anos e para a direção da Escola.  Foi colocado que a Escola Getúlio Vargas ganhou o selo de qualidade Brincar, promovido pela instituição Unilever, no qual premia as melhoras Escolas do Brasil. Foram apresentados também os projetos “interdisciplinares” desenvolvidos pelo PIBID Pedagogia, que tem como eixo a sala de aula visando à alfabetização, o letramento e a escola como ambiente alfabetizadora.

Ficou acordado com o grupo que os bolsistas do Pibid, tanto da Pedagogia quanto Teatro, irão trabalhar em conjunto com as professoras do 1º e 2 º anos na sala de aula.

              No dia 20 de abril, aconteceu o Seminário “A criança e o jogo no contexto educativo: concepções, especificidades e perspectivas”, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. A programação aconteceu pela manhã e tarde. A palestra “Coisa de criança” – infância, culturas infantis e contemporaneidade, foram ministradas pelo prof. Dr. Manuel José Jacinto Sarmento Pereira do Instituto de Educação da Universidade de Moinho/Portugal. Sua explanação em relação à criança foi de grande importância para nós, futuros professores. Como saber lidar e compreender esse universo tão complexo, sistematizando o conhecimento. Depois a Profa. Ms. Neusa Maria Carlan Sá – Faculdade de Educação da Educação do Rio Grande do Sul, que falou sobre A Importância do Brincar no Ciclo da Vida.

            O seminário foi muito interessante, com a participação de professores de Educação Física, Educação e Teatro da UFRGS.

A palestra da profa. Dra. e também coordenadora do PIBID TEATRO Vera Lúcia Bertoni dos Santos do Instituto de Artes da UFRGS que falou sobre “No faz-de-conta à representação teatral: abordagem interacionalista”, contribui para o desenvolvimento das atividades com as crianças na Escola Getúlio Vargas.

A professora Vera falou sobre as várias fases das crianças estudadas por Piaget e nos deixou uma pergunta para pensarmos na nossa vida, “como é que o ser humano alcança o conhecimento?”.

Já na segunda-feira dia 6 de junho, ocorreu mais uma reunião de planejamento na Escola Getúlio Vargas. Os pibidianos do Teatro e Pedagogia colocaram em prática o planejamento da semana anterior onde foi decidido dar continuidade ao trabalho de identidade nas turmas de primeiros anos.

O “Projeto Identidade” foi desenvolvido com a turma de primeiro ano da professora Taís, onde foram entregues os crachás com os nomes dos alunos e onde esses teriam que pegar o seu e também foi trabalhado o “Jogo das cadeiras com os nomes”, onde as crianças teriam que sentar somente na cadeira referente a seu nome. As atividades ocorrem das 13h30min às 15h30min e na seqüência entramos para a sala de reunião para planejarmos juntos com as professoras e encerramos às 17h30min.

Na seqüencia seguimos para a reunião de planejamento onde foi feito um calendário com todo o cronograma de leitura do texto “Escrever e ler”.

DATA
RESPONSÁVEL
LIVRO
PÁGINAS
13/06
Profª Gilceane
Escrever e Ler Vol.1
Pág.27 - 42
20/06
Profª Patrícia
Escrever e Ler Vol.1
Pág.43-48
27/06
Profª Taís
Escrever e Ler Vol.1
Pág.49-58




04/07
Profª Giani
Escrever e Ler Vol.1
Pág.63-72
08/08
Profª Giani
Escrever e Ler Vol.1
Término do capítulo
15/08
Camila
Escrever e Ler Vol.1
Pág.73-86
22/08
Profª Fabiane
Escrever e Ler Vol.1
Pág.87-97
29/08
Glediane
Escrever e Ler Vol.1
Pág.101-118
05/09
Patrícia
Escrever e Ler Vol.1
Pág.121-146
12/09
Dalva
Escrever e Ler Vol.1
Pág.147-167
26/09
Natalia
Escrever e Ler Vol.1
Pág.169-184
03/10
Ângela
Escrever e Ler Vol.1
Pág.185-205
10/10
Jandira
Escrever e Ler Vol.1
Pág.206-224
17/10
Maicon
Escrever e Ler Vol.1
Pág.225-235



Foi cogitado trabalhar também com o livro “O carteiro chegou”. Decidimos dar continuidade com o projeto “Batalhão das letras” e “Identidade”.

No dia 15 de junho, quarta-feira, na reunião de área ocorreu o Seminário “Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade”, promovido pelos estudantes bolsistas, Bianca Barbosa, Jandira Brito, Maicon Barbosa e Tainara Urrutia. O Seminário foi proposto com o objetivo de se criar um questionamento sobre a Lei de nº 11.274 que em 6 de fevereiro de 2006 institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos de idade.

Os estudantes partiram da leitura dos textos “Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade” e “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade” para a construção do Seminário e fizeram um paralelo com as Escolas com o qual estão desenvolvendo os projetos do Pibid Pedagogia, Ministro Fernando Osório e Getúlio Vargas.

Deixaram como questionamento a seguinte pergunta “Qualidade no ensino ou maior número de anos no ensino obrigatório?”

Ao final de Seminário foi passado o vídeo “Que letra é essa”, que narra à história do menino Patrick que está a três anos na primeira série e não conseguiu se alfabetizar, e nem os pais nem os professores conseguem resolver o problema. O problema só é solucionado quando ele entra para o GEEMPA e em menos de dois meses consegue desenvolver a leitura.

No dia 5 de julho aconteceu no Conservatório de Música, a primeira reunião geral do semestre, onde foram apresentados os projetos “interdisciplinares” das escolas Assis Brasil, Getúlio Vargas e Ministro Fernando Osório.

Também foi oficializado a nova coordenação institucional do Pibid UFPEL e apresentação do Pibid 3.

Não posso deixar de comentar o sucesso que foi o “Teatrando no Pibid – 2ª edição” que foi finalizado com 32 participantes de várias graduações da UFPEL e professores da rede pública e privada de Pelotas.

As oficinas ocorreram nas manhãs e tardes de sábado e foram desenvolvidos jogos teatrais e exercícios com a finalidade de trabalhar a voz e o corpo dos partipantes.

A intenção é que a oficina retorne no próximo semestre com 2 turmas, veteranos e novos.

           Concluímos que este semestre foi muito produtivo e significativo. Esperamos sinceramente que no semestre que vem o trabalho com o Pibid - Pedagogia saia do papel e aconteça de verdade. Que não fique só na teoria, já que as crianças da Escola Getúlio Vargas necessitam muito dos projetos construídos pelo grupo, pois são crianças carentes de tudo e não podemos deixar que o ego seja maior que os problemas diagnosticados na Escola e nas crianças. Essas crianças precisam de incentivo e apoio estrutural e não serem desestimuladas. O foco do projeto é a alfabetização, então vamos focar nele.

“A história da alfabetização é a história da escola! E se quisermos dar outro rumo à vergonhosa história da alfabetização em nosso país, é à história da escola que temos que dar outro rumo – é a escola que temos de transformar”.
Magda Soares
Maicon Barbosa
Jandira de Britto

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