Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Relatório Oficina teatro Dom João Braga – Manhã

A primeira aula da segunda etapa aconteceu no dia 26/05, onde o foco foi a improvisação. Este encontro teve o objetivo de proporcionar aos participantes um contato inicial com a improvisação teatral. Ao improvisar o aluno torna-se mais seguro e confiante, vencendo características de timidez e vergonha de se expressar em público.
Foram propostos jogos teatrais de improvisação, onde os alunos improvisaram cenas a partir de estímulos próprios e/ou dos professores. Estes estímulos foram escritos, visuais e sonoros.
Quando se deu o tempo para ocorrer o próximo encontro, no dia 2/06, a supervisão da escola achou melhor suspender as atividades de área do teatro, pois a escola estava em período de recuperação paralela e a oficina poderia prejudicar os estudos dos educandos.
No dia 9/06 a aula de improvisação aconteceu normalmente, porém, com alguns percalços. Ao abrirmos a oficina para os demais alunos do programa Mais Educação, que estava sendo implantado na escola, houveram problemas de aceitação em relação as diferenças encontradas entre os participantes da oficina. Contudo, a situação foi contornada pelos monitores e a aula terminou bem e com avanços positivos.
Ao chegarmos à escola, na data de 16/06, encontramos uma situação desconfortável, na qual não pudemos realizar as atividades para as quais estávamos ali, pois a supervisora responsável por acompanhar as atividades não se encontrava no local. Como não tínhamos sido avisados de nada, não pudemos comunicar os alunos. Entramos em contato com a supervisora pelo telefone, que nos informou que estava de laudo médico. Por isso, tivemos que nos retirar da escola.
A partir disso, tivemos um recesso nas atividades disciplinares do pibid teatro, no período da manhã, do dia 16 ao 30/06. Sendo que no dia 23/06 fora feriado, e nas demais semanas o motivo do recesso foi o laudo médico da supervisora. Para tentar resolver o problema, conversamos com a supervisora Ana, quem julgamos ser a responsável por resolver os problemas burocráticos dentro da escola, para tentar outro horário ou uma substituição da supervisão dos trabalhos, o que, pelas falas dela, não seria possível.
Diante da situação desestimulante para os alunos da escola que estavam participando do projeto, conversamos com a supervisora Ana, novamente, e tomamos juntos a decisão de ir ao encontro dos alunos, em seu horário regular de aula. Esse ocorreu no dia 6/07, onde finalizamos as oficinas, explicamos os motivos do recesso, e estimulamo-los para que continuassem a participar do projeto no próximo semestre. Também os convidamos para um encontro com os colegas da outra turma do projeto disciplinar do pibid teatro, que ocorreria na próxima segunda feira, dia 11/07.
Neste encontro com as duas turmas das oficinas de teatro, tivemos uma boa representatividade dos alunos da turma da manhã. Onde todos se conheceram, conversaram sobre as aulas já realizadas. Também combinamos possíveis horários para inserirmos as oficinas na escola, durante o próximo semestre. A maior parte dos alunos se mostrou disposta a continuar no projeto.
Em relação ao recesso, acreditamos que falhamos em não comunicar o acontecido a coordenação do pibid teatro. Mas vemos também que esses problemas burocráticos estão presentes em todas as instâncias que permeiam a educação brasileira e o pibid não foge a regra. Talvez, o fechamento dessas oficinas pudesse ser diferente, porém, neste caso, julgamos mais adequado procurar a solução com a supervisão e não com a coordenação.

Carolina Ferreira e Murilo Furlan

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