Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oficinas teatrais - Sylvia Mello

Oficinas teatrais para as séries iniciais
Neste primeiro semestre de 2011, na Escola Sylvia Mello, aconteceram oficinas teatrais permanentes para os alunos das séries inicias. O projeto teve como objetivo desenvolver as habilidades de criação e expressão dos alunos das séries iniciais, estimular a corporeidade e capacidade de concentração e outros elementos necessários para o desenvolvimento teatral e global do aluno, além de trabalhar as habilidades psicomotoras e psicossociais das crianças. Os encontros ocorreram de junho a agosto do corrente ano para alunos de 1° a 4° anos nos turnos da manhã de quinta-feira e tarde de segunda-feira.
As atividades previstas basearam-se em jogos e atividades teatrais e brincadeiras folclóricas. Os encontros aconteceram duas vezes por semana. As segundas à tarde, no horário das 13h15min às 17h15min atendendo quatro turmas (1°, 2°, 3° e 4° anos), sendo as atividades coordenadas por de Fátima Portelinha e Renata Pinhati e nas quintas pela manhã atendendo três turmas(1º, 3º e 4º anos), com os bolsistas Allan Leite e Daniele Pestano. Cada turma trabalhou separadamente, sendo destinada uma hora para cada. As Oficinas foram constituídas, no geral, de atividades de alongamento, aquecimento, jogos teatrais, dramáticos e folclóricos, com o intuito final de trabalhar com fantoches.
Nos encontros de segunda feira essa ideia não se concretizou por conta do tempo, visando uma maior dedicação a desenvolver atividades para trabalhar elementos como concentração, atenção e jogos voltados ao desenvolvimento da linguagem teatral, não conhecida e vivenciada anteriormente pela maior parte dos alunos.
Durante os encontros de quinta-feira, os fantoches foram confeccionados, porém como a necessidade de aprofundar no desenvolvimento de trabalhos direcionados de socialização e imaginação, esta atividade dos fantoches foi feita no último dia de aula, apenas como um incentivo para que eles continuem brincando e usando a criatividade.
Em nosso trabalho adotamos atividades para trabalhar a capacidade de atenção e concentração das crianças, a imaginação e a criatividade, tendo como principal referência Viola Spolin, Peter Slade e Olga Reverbel, além de sites que tratam sobre o brincar.

Allan Leite
Daniele Pestano
Fátima Portelinha
Renata Pinhatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário