Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Carta da diretora da CAPES ao PIBID UFPel

Caro Prof. Verno, coordenador institucional do Pibid,

Caros coordenadores de área,

Caros supervisores

Caros bolsistas de iniciação à docência,

Caros diretores e alunos das escolas atendidas pelos nossos bolsistas

Caros amigos do Pibid da UFPEL

Quando o Prof. Verno me convidou para participar do I ENCONTRO DO PIBID/UFPel – Identidades no contexto escolar, tratei logo de pedir minha passagem. Mais do que rever minha terra, minha família, meus amigos, eu queria conhecer de perto o trabalho do Pibid-UFPEL e me orgulhar do que vem sendo feito pela melhoria da educação básica em nossa cidade.

Além disso, quando nós, que trabalhamos nos órgãos centrais, vamos às universidades e às escolas, renovamos nossas energias e voltamos ainda mais motivados para buscar a consolidação e expansão de nossos programas.

Todavia, na semana passada, questões ligadas ao orçamento de 2012 e ao Planejamento Plurianual 2012-2015 dos programas da Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES, entre os quais se inclui o Pibid, exigiram minha intervenção e retiveram-me em Brasília.

Como escrevi ao Prof. Verno, são as escolhas de Sofia: ir à ponta, conhecer a concretização das ideias nas quais acreditamos ou ficar em Brasília, lutando para que nada possa prejudicar o fazer pedagógico que vem modificando a formação de professores.

Mantive minha passagem para Pelotas até o último momento, mas decidi ficar em Brasília porque no instante em que essa mensagem estiver sendo lida, estarei em uma reunião de dirigentes, defendendo o crescimento exponencial de nossos programas.

De fato, amigos, o Pibid em abril de 2009, estava pagando pouco mais de 200 bolsas. Hoje, estamos próximos de 25.000 bolsas. Destas, cerca de 21.000 são de iniciação à docência e 3.000 para professores de escolas públicas – nossos supervisores.

Incluídos os dados do Edital 2007, em dois anos de desenvolvimento, o Pibid já alcançou 29.392 concessões de bolsas.

Mais que números, no entanto, animam a todos os educadores, os resultados qualitativos que o Pibid vem alcançando, como, por exemplo:

Ø valorização da formação de professores e da educação básica como um tema nobre nas universidades, conferindo um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica;

Ø elevação da auto-estima dos licenciandos;

Ø articulação entre teoria e prática e entre universidades e escolas básicas;

Ø renovação e enriquecimento dos currículos das licenciaturas, abrindo-os a metodologias, tecnologias e temas contemporâneos;

Ø presença crescente de trabalhos dos bolsistas em eventos científicos, no país e no exterior, entre outros igualmente relevantes.

No aniversário de 60 anos da CAPES, o Ministro da Educação, Dr. Fernando Haddad, perguntou-me pelo Pibid e disse que o programa o deixa muito entusiasmado e convicto de que é uma política pública acertada. E recomendou que trabalhássemos para chegar a 45.000 bolsas em 2012.

É um novo salto.

Paralelamente, estamos avançando nas negociações de acordos de cooperação internacional para oferecermos aos bolsistas do Pibid a oportunidade de vivenciar experiências educacionais em outros países. Em setembro, um grupo de supervisores do Pibid – professores de Física – irá a Genebra, na Suíça, para participar de um curso. Em breve, lançaremos editais para outras áreas, alcançando também os licenciandos-bolsistas.

Tudo isso é possível por causa de VOCÊS, de cada um de vocês que leva seu compromisso com o Pibid com dedicação, competência, seriedade, responsabilidade social.

Obrigada a todos por serem pibidianos. Sintam a CAPES presente nos trabalhos desse Encontro e, daqui a algum tempo, mesmo sem a realização de um evento especial, irei a Pelotas, conhecer de perto o que o Pibid de Pelotas, minha terra, está fazendo pela educação de qualidade em nosso País.

Com meu abraço a todos, deixo a frase de Anísio Teixeira como incentivo às discussões e construções do Encontro que aborda o riquíssimo tema das identidades no contexto escolar: Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância. Sou a favor de uma educação voltada para o desenvolvimento, que realmente habilite a juventude brasileira à tomada de consciência do processo de autonomia nacional e a aparelhe para as tarefas materiais e morais do fortalecimento e construção da civilização brasileira".

( O Jornal, 15/04/58)

Resposta do Prof. Anísio Teixeira ao memorial dos
bispos do Rio Grande do Sul – Escola primária em 6
anos para as zonas urbanas e 4 para a zona rural.

Brasília, 08 de agosto de 2011.

Carmen Moreira de Castro Neves

Diretora de Educação Básica Presencial

CAPES


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