Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oficinas de Teatro – Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes

Durante esse semestre as oficinas de teatro na escola Nossa Senhora de Lourdes aconteceram todas as segundas–feiras e Quintas – feiras, das 17h30min às 18h30min. As primeiras oficinas tinham mais ou menos sete alunas, algumas foram para o grupo de dança da escola, e outras  pararam de ir porque começaram a trabalhar, o que causou uma diminuição no número de participantes.
Nas oficinas queremos desenvolver potencialidades com ênfase especial na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário entre outros. Igualmente permitir a identificação de traços da personalidade e do comportamento.
Nesses quatro meses de oficinas foram desenvolvidos: jogos teatrais, improvisações, exercícios corporais, exercícios de memória e concentração. As alunas são muito interessadas e participam de todas as atividades propostas. Estamos usando o texto de uma esquete teatral: “Defendendo Território” escrita por Daniel Rosa Assunção, como base para as improvisações.  O andamento do trabalho está sendo tranquilo, mas as alunas estão bastante ansiosas e sempre perguntam: “Quando iremos nos apresentar?”. A expectativa das alunas, e minha também, é uma possível apresentação na festa de aniversário da escola, em Novembro.
Alguns resultados parciais já obtidos: uma das alunas que falava muito baixo, já está conseguindo projetar a voz. A concentração melhorou muito, agora elas já conseguem olhar nos olhos uma da outra sem rir ou sentir vergonha. Mas ainda há muito a ser trabalhado como, por exemplo, a expressão corporal, ás vezes as alunas ficam com o corpo enrijecido.  
Eu conversei com a professora de artes da escola. Ela gostou muito da ideia do PIBID teatro trabalhar em sala de aula junto com ela, como primeira ação do projeto interdisciplinar. Já visitei uma turma de mais ou menos 32 alunos no 1ª ano do turno da manhã.  No jogo que desenvolvi com eles, o meu objetivo era conhecer como a turma era, se era agitada ou calma, e se iriam recepcionar bem essa nova proposta.  No início eles ficaram apreensivos, mas foram entrando no jogo aos poucos, e no final reclamaram que a aula passou rápido (menos de 45 minutos). Eles não são muito agitados, porém o que dificultou um pouco a atividade foi o espaço físico, a sala é muito pequena.  Gostei muito da experiência e estou ansiosa para trabalhar com eles novamente.
Encontrei alguns ex-participantes das oficinas de teatro no grupo de dança, que tem em média 12 alunos. A minha participação no grupo de dança aconteceu durante as quartas-feiras das 17h30min às 18h30min na AABB.  Junto com a Cátia, que é a professora de dança do grupo. Nós duas fizemos o planejamento das aulas. O meu objetivo é: desenvolver a interpretação dos alunos em cena, através de jogos teatrais. Eles adoram dançar, mas sentem medo e vergonha de falar em público nas apresentações em que há texto durante a música.  O desenvolvimento do trabalho tem sido bem produtivo, atualmente o grupo está em processo de criação. Já é possível perceber que o grupo está mais concentrado durante as atividades teatrais que são propostas. Eles já estão conseguindo improvisar cenas, o que antes eles nem queriam tentar, pois tinham muita vergonha. Fico feliz em ver o desenvolvimento dos alunos, pois os acompanho a um ano.  Continuar trabalhando com o grupo e assisti-los em uma apresentação que tenha texto, estão entre as minhas expectativas para o próximo semestre.

Laura Bragamonte

Um comentário:

  1. Valeu! Gostei muito de ver um texto de minha autoria ser representados por estudantes de Pelotas. E parabéns a escola Nossas Senhora de Lourdes por dar espaço a arte, pois isto reforça que acredita no talento.
    Daniel Rosa Assunção

    ResponderExcluir