Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

OFICINAS COM AS ALUNOS DO MAGISTÉRIO DO ASSIS BRASIL.

Comecei a dar oficinas para as alunas do magistério no dia 12/04/2011,
fiquei com duas turmas com uma duração de 45 min. de oficina para cada. Como o tempo é curto e elas são muitas, em torno de 25 alunas,
não havia no começo, condição de fazer um trabalho mais elaborado em
relação ao aquecimento e o alongamento, o que mudou com o material que
foi disponibilizado pelo Pibid como colchonetes, bastões etc. Logo que
comecei as oficinas, fazia um jogo de aquecimento e partia para o trabalho de
improvisações. Naquele momento do trabalho, junto com o Professor Fernando
da sociologia, eu trabalhava com o tema que ele havia dado nas aulas durante
a semana. Surgia efeito, pois com as improvisações era possível o professor
avaliar o entendimento que as alunas haviam obtido de suas aulas.Neste período em que ministramos as oficinas para as alunas do magistério,
ficou muito nítida a evolução das turmas quanto à integração, que era uma das
preocupações do professor Fernando, tanto que ele nos pediu para trabalhar
esse item com afinco. È interessante isso, uma turma passa horas do dia
junta, durante cinco dias da semana, mas sempre em grupinhos separados
por afinidades ou conivências, e desfazer isso é um processo que requer
uma metodologia que o teatro oferece e propicia, quase sem que elas
percebam, nós professoras vamos envolvendo-as em jogos e cenas, em
situações que não tem como elas não se entrosarem e quando percebem
quebraram-se os círculos e todas fazem parte de um todo.
Está sendo gratificante trabalhar com essas moças, futuras professoras, e vê-
las evoluindo como pessoas críticas, pensantes e unificadas como um grupo
social.
Um dos cuidados que sempre tivemos foi o de sempre explicar o porquê de
cada exercício ou jogo, e no quanto ele poderá ajudá-las mais tarde quando
estiverem em sala de aula como professoras. Da importância da socialização
entre elas e posteriormente entre seus alunos, apontamos para a dificuldade
de concentração delas e, portanto, que elas também vão ter que conviver e se
preparar para a falta de concentração de seus alunos futuros, não com o intuito
de assustá-las, mas para elas sentirem o quanto é importante
estarem atentas e presentes de corpo e alma na hora em que estão jogando ou
improvisando.


Temos objetivos gerais como:
Desenvolver a capacidade de improvisação;
Capacitar o entrosamento e segurança para improvisar;
Desenvolver a percepção e a imaginação, atuando em improvisações
espontâneas;
Abordar temas mais reflexivos para serem discutidos e encenados;
Desenvolver o sentido de integração do grupo;
Estimular o desenvolvimento de espírito crítico do aluno;
Estimular o interesse e a vontade de agir na cena e fora dela.


E objetivos específicos como:
Desenvolver a percepção e a imaginação, atuando em improvisações
espontâneas;
Mostrar uma atividade fazendo parte dela;
Desenvolver o interesse sobre assuntos polêmicos e atuais que estejam
em evidência no cenário nacional;
Fomentar o sentimento de grupo;
Construir uma relação de confiança entre si;
Desenvolver a expressão e a comunicação;
Desenvolver a confiança para expressar suas ideias com liberdade.


E conteúdos como:
Exercicios de aquecimento e entrosamento;
Jogos teatrais;
Teatro imagem;
Exercícios de aquecimento e entrosamento;
Improvisações livres;
Teatro jornal.


Também sempre fazemos um encerramento:
Agradecimentos.
Abre para o professor e alunas darem o feedback
(realimentação, opinião).


Ministramos dez oficinas, e já começaremos em seguida, durante as férias as
próximas para o semestre seguinte.

Ana Alice Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário