Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Encontro na UFRGS - A Criança e o Jogo no Contexto Educativo

Ter participado do evento “A Criança e o jogo no Contexto Educativo: Concepções, Especificidades e Perspectivas”, na Escola de Educação Física da UFRGS, foi de extrema importância pra meu aprendizado docente.

Desde que optei pelo ofício de Arte-Educador, uma questão sempre me deixou bem inquieto, o fato de não saber, ou pensar não saber, lidar com crianças muito pequenas. Ter a oportunidade de ver e ouvir pessoas falando a respeito de como trabalhar o jogo na infância foi muito esclarecedor e me sugeriu várias ideias caso tenha que trabalhar com crianças bem pequenas no meu presente/futuro.
Ouvir mais uma vez a professora do DAD, Vera Lúcia Bertoni, foi, além de um momento muito divertido do encontro, uma forma de relembrar alguns assuntos estudados durante minha vida acadêmica e que estavam de certa forma “adormecidos”. A forma como a professora estuda a arte-educação, fazendo experiências com os filhos, me fez lembrar de grandes mestres que passaram e passam pela minha vida teatral que sempre me dizem que para fazer teatro, é necessário respirar teatro, que deve ser a primeira coisa que se pensa ao acordar pela manhã.
Quanto à visita na “Brinquedoteca” foi de certa forma frustrante, pois embora o lugar seja fantástico, todos nós sabemos que estes “recursos” de aprendizagem somente chegam ás classes favorecidas e que a maioria dos alunos, os de escolas públicas em especial, jamais terão acesso a
tais “ferramentas” educacionais.
Para finalizar agradeço as professoras da pedagogia que me permitiram ter mais essa experiência na eterna pesquisa que é o ser artista e o ser professor.



Hélcio Fernandes



Evoé !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário