Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Relatório do Encontro na UFRGS

Participar do II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Institucional do PIBID da UFRGS foi realmente um diferencial para a minha formação como arte-educador. Constatar que ainda se pensa sobre a arte, o teatro e a educação, serviu de combustível para que ainda se possa acreditar em um ensino de qualidade e em pessoas realmente responsáveis e engajadas naquilo que acreditam.
O grande “barato” do evento foi a troca com outros colegas, também estudantes, de outros lugares do estado. Saber das aflições dos mesmos quanto ao caos que se encontra a educação no nosso país e o desejo de uma real mudança é o que faz com que realmente tenha sentido pensarmos na possibilidade de um dia se ter uma educação de qualidade.
Perceber o teatro sendo utilizado em diversas áreas e diversas universidades por profissionais não formados em teatro pode ser visto como um fator positivo para muitos, mas para mim, soou como um desrespeito a área, pois prega, como diz o senso comum, que “qualquer um” pode dar aulas de teatro, o que desvaloriza e de certa forma descaracteriza a existência de cursos universitários que se encarregam de devida formação. Quem tem, inclusive por direito, que dar aulas de teatro são profissionais de teatro, os quais acredito, que quando solicitados jamais negarão auxílio, pelo menos aqueles que entendem a importância da profissão.
Termino agradecendo a gentil recepção dos Pibidianos da UFRGS, que nos receberam de forma atenciosa e descontraída, tornando o evento muito prazeroso, inclusive nos intervalos, os quais eram permeados por rodas de música, instaurando a verdadeira atmosfera da Arte. E obrigado a professora Vera Lúcia Bertoni, por ter nos acompanhado inclusive nos momentos de descontração.

Hélcio Fernandes
Evoé!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário