Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Relatório do Seminário “A criança e o jogo no contexto educativo: concepções, especificidades e perspectivas”.

 Aconteceu no dia 20 de abril de 2011, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS, o Seminário “A criança e o jogo no contexto educativo: concepções, especificidades e perspectivas”.

O seminário foi muito interessante, com a participação de professores de Educação Física, Educação e Teatro da UFRGS.

A palestra que me chamou mais atenção e do qual eu consegui acompanhar integralmente, pois a estrutura do encontro foi muito mal organizada com muitas pessoas, poucas cadeiras e um calor horroroso com poucos ventiladores e nenhum ar condicionado, foi a da profa. Dra. e também coordenadora do PIBID TEATRO Vera Lúcia Bertoni dos Santos do Instituto de Artes da UFRGS que palestrou sobre “No faz-de-conta à representação teatral: abordagem interacionalista”.

A professora Vera falou sobre as várias fases das crianças estudadas por Piaget e nos deixou uma pergunta para pensarmos na nossa vida, “como é que o ser humano alcança o conhecimento?”. Foi muito bom revisitar Piaget e me remeter as aulas do professor Ney Bruck e da professora Marina do qual estudamos no primeiro semestre.

Posso dizer que nada do que a professora Vera Lúcia falou foi novidade para mim, mas a sua abordagem foi diferente e me chamou muita atenção.

A respeito da visita a Brinquedoteca, juntamente com o pessoal da Pedagogia, posso dizer que foi um momento de muita integração onde pudemos voltar a nossa infância, mas só que é uma realidade completamente diferente da nossa, ao começar contextualizando a Brinquedoteca é um dos espaços de uma Escola particular de Porto Alegre e essa escola faz parte da PUC, uma Faculdade privada.

Tudo muito lindo, mas infelizmente fora da realidade escolar.

Maicon Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário