Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mesa Ação comunitária – FUNDARTE

No dia 05 de outubro de 2010 Participei da mesa temática Ação comunitária, onde foram apresentados relatos de experiência de diversas cidades.
Que são:
“Desde a Marca da Primeira Palma a mão”, que tratava-se de um trabalho de artes visuais que trabalhava questões da pré-história pinturas em pedras, “Construindo relações com a cultura local: (Re)visitando o Pouso dos tropeiros” que relatava um trabalho feito por duas professoras formadas em artes visuais que trabalhavam com teatro contando a história local dos tropeiros em SC, “Quanto tempo o tempo tem?.A concepção temática, a pesquisa e o processo criativo na montagem de um espetáculo de dança.” Relatava a experiência de um grupo que fez um espetáculo de dança contando essas questões de tempo, falta de tempo etc. espetáculo financiado por alunos de escola particular. “Projeto fazendo arte: Oficinas de artes plásticas instigando o processo criativo em contextos não-formais” trabalho realizado no âmbito educacional informal no interior de Santa Maria apoiado financeiramente pela prefeitura. “Experimentação cênica: Conceição à favorita da canção”, um relato feito por uma atriz sobre a montagem de uma peça teatral onde relatava a história da radio nacional. “Programa singular: atêlie de artes visuais para exercício da inclusão.” Um trabalho de artes visuais em uma instituição de reabilitação de portadores de alguma deficiência, que por meio das artes visuais aprimoravam suas sensibilidades corporais e mentais e sensoriais. “Projeto Quilombo – teatro as favelas” relato de experiência do trabalho que eu e Maicon Barbosa também colega pibidiano exercemos na comunidade do navegantes com oficinas de teatro.
Foi meu primeiro relato de Experiência em evento nacional, estávamos um pouco nervosos, ainda mais por apresentar um relato na mesa onde só haviam doutores e mestres, nos apresentamos como acadêmicos integrantes do projeto Quilombo e também relatamos ser bolsistas do PIBID-UFPel, narramos a realidade que trabalhávamos que era bem diferente de todas apresentadas até então. Ao falarmos de nossas realizações no projeto de nossa preparação e do resultado que já estamos obtendo com quase 8 meses de projeto, notamos que o publico estava bastante emocionado, mostramos um vídeo sobre o projeto e modéstia parte recebemos bastante elogios e aplausos pois são poucos arte-educadores que dedicam seu oficio a esse tipo de trabalho. Um fator muito importante para nosso relato foi poder contar com nossos colegas prestigiando e dando força. OBRIGADA PESSOAL!
A troca nesse seminário não há palavras que possam traduzir, não só com o pessoal de fora, de outras cidades, mas também com colegas de nossa universidade como a música e artes visuais que tivemos a oportunidade de conviver mais de perto nesses dias de evento.
Estarei lá no próximo!

Lídia Rosenhein

Nenhum comentário:

Postar um comentário