Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia Das Crianças na Escola Ministro Fernando Osório



Na manhã do dia 9 de Outubro os pibidianos do Teatro, Tainara Urrutia, Bianca Barbosa, Maicon Barbosa e Thayse Nunes juntamente com os pibidianos da Pedagogia estiveram na Escola Ministro Fernando Osório participando das festividades do dia das crianças. Os pibidianos da Pedagogia e do Teatro ministraram oficinas para os alunos da escola em comemoração ao dia da criança. Foram realizadas oficinas como: A hora do conto, Jogos e improviso, Jogo de Xadrez, entre outras. A oficina de Jogo e Improviso ministrada pelo Teatro teve como objetivo: Propiciar aos participantes da oficina um melhor entendimento do próprio corpo, mostrando assim, que o ensino de teatro é importante para a formação do indivíduo: corpo/voz/mente, muito além de uma espetacularidade, demonstrando que existem conteúdos próprios e suas habilidades. Assim, esta atividade teatral-coletiva, vai proporcionou aos alunos uma melhor compreensão, ou uma descoberta do exercício teatral, através do lúdico, fazendo com que eles reflitam, trabalhando a atenção, a imaginação, a observação, o corpo/mente e a criatividade, tendo em vista, valorizar o que os alunos têm de mais precioso: o potencial. O resultado foi bem positivo, pois os alunos participantes tiveram momentos de interação, descontração nas oficinas oferecidas. Cada um fazendo o que lhes era proposto, respeitando o seu limite corpo/mente, mas demonstrando grande vontade e satisfação em estar participando destas atividades.

O que se torna rico em aprendizado tanto para nós acadêmicos de um curso de licenciatura, quanto para eles que não tem contato direto com a linguagem teatral e estão conhecendo algo novo, além de satisfatório para ambos porque não há nada mais estimulante do que desenvolver um trabalho deste tipo e ver a alegria estampada em seus rostos e a vontade de participar. Foi um dia gratificante para ambos, muitos risos, confraternização e muita aprendizagem, sem dúvida.


Para baixar o plano de aula, clique aqui.
Para baixar as fotos do evento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário