Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

domingo, 31 de outubro de 2010

Seminário de Arte-Educação em Montenegro

Exposição De Postêres Sobre o PIBID:

Foi Exposto desde o primeiro dia do seminário, dois postêres, com temática do PIBID, um expunha o projeto de forma ampla e geral, enquanto o segundo focalizava na sub-área de teatro.
No penúltimo dia foi concedido o tempo de 20 minutos para que esses postêres fossem explicados por seus expositores.
Além dos nossos, existiam posterês sobre o Projeto Quilombo (UFPel), PIBID (UFRGS), xilogravuras como ferramenta educativa (UFRGS), entre outros.

Allan Leite

-----------------------------------------

Oficina Teatro e Musicalidade Instintiva

Durante os dias de seminário, gostaria de destacar que não somente aprendemos muito com as palestras e com as oficinas ministradas perfeitamente por seus responsáveis, mas gostaria de ressaltar minha experiência pessoal que ocorreu durante todo este processo do seminário, gostaria de colocar que para mim este seminário trouxe uma troca de experiências impar, pois juntamente com nossos colegas acadêmicos dos cursos de artes, musica, dança e teatro, conversamos sobre as principais preocupações, problemas e métodos de ensino que não estão somente na nossa realidade como também de nossos colegas de Montenegro, Porto Alegre, Santa Maria e outros lugares como São Paulo ou outras regiões, conseguimos trocar experiências não somente com a realidade das outras universidades, mas também com professores, grupos teatrais e outros arte-educadores em geral. Além de criarmos vínculos e contatos que permanecem até hoje, conseguimos mostrar que como arte-educadores, pensamos e sonhamos iguais para uma educação inclusiva, interdisciplinar e responsável onde a Arte é levada a serio de uma maneira plena.
Caso alguém gostaria de visualizar esta troca de experiências que ocorreu durante este seminário, segue o link que o grupo da oficina da qual participei, criou para que houvesse ainda contato entre todos, recomendo que olhem.
http://teatralidademusicalidade.blogspot.com/

Diego Fogassi Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário