Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reunião na escola Ministro Fernando Osório - 19/10/2010

No presente dia as pibidianas Bianca Barbosa e Tainara Urrutia estiveram presente na escola no horário das 08h00min às 11h30min, conversaram com a professora Arita, responsável pelas mesmas na escola.
Foi conversado sobre alunos que apresentam alguma deficiência, pois a escola comporta um total de 62 alunos, pode-se dizer que, existe uma grande demanda, porém não existem profissionais qualificados para trabalharem com as crianças que apresentam alguma deficiência, ou seja, trabalham na base da intuição.
Sobre a professora que auxilia na biblioteca: é formada em Filosofia e trabalha do pré à 2ª série com Ensino Religioso. Em seguida conversamos com a professora Viviane, quem nos autorizou a conversar com a professora Débora de Língua Portuguesa que trabalha com Teatro, ela trabalha com alunos de 5ª à7ª, e atualmente estão realizando um trabalho com Teatro, no qual os alunos irão se apresentar na quinta-feira na escola durante o turno da tarde. Atualmente, a professora não consegue realizar um trabalho contínuo com alunos interessados, pois a sala que costumavam usar, hoje se encontra repleta de materiais de construção, isso é decorrente a uma obra que a escola está fazendo. O grupo que existiu na escola, composto por alunos de 6ª e 7ª coordenado pela professora Débora, montou a peça “Negrinho do Pastoreio”, e chegou a se apresentar em outras escolas e no Teatro Sete de Abril no ano de 2008. Em 2009, outros alunos montaram a peça “O Fígado Indiscreto”, que foi apresentado na Escola Mario Meneguete.
A professora apresenta uma caixa na biblioteca com livros que os alunos vão lendo durante o ano inteiro, e conforme a preferência de cada um, o grupo entra num consenso e estabelecem apenas um livro, e a partir das leituras feitas o grupo faz uma reescrita, a professora corrige, auxilia acrescentando mais algumas situações, de maneira que os instiga a pensar o por quê de determinadas ações, falas etc., do personagem.
Na opinião dela, esse trabalho que ela realiza com o Teatro, acrescenta significativamente na disciplina de Língua Portuguesa, pois nota uma melhor desenvoltura na apresentação de trabalhos, um engajamento da turma, a união entre os alunos, um melhor rendimento na escrita de redações, etc.
Conclui-se, que a escola da todo o apoio necessário para desenvolver atividades relacionadas a arte, a mesma chega a comprar materiais quando necessário, um exemplo que pode ser citado, é a peça do “Negrinho do Pastoreio” que foi gasto em torno de R$ 600,00 sem falar no restante dos professores que dão auxilio quando possível, seja no transporte, ou no envio de maquiagens usadas, roupas, acessórios, etc. Levando em consideração os argumentos apresentados, a escola incentiva a arte de maneira produtiva, dando apoio sempre que necessário.
Tainara Urritia
Bianca Barbosa

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