Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sábado, 18 de setembro de 2010

Pibid - PCNs - Interdisciplinaridade entendimento em processo.

O PIBID é um programa novo criado pelo Governo Federal com a finalidade de incentivar a docência, propiciando uma ampliação de conhecimentos teóricos junto com práticas experienciadas nas áreas de sua atuação, e tem como objetivo a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre a educação superior e a educação básica.
O programa visa proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes com um caráter inovador e interdisciplinar buscando superar os problemas identificados no processo de ensino/aprendizagem. Incentivando assim as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Dentro deste projeto há uma gama de estudos com que os bolsistas devem se envolver, e um dos primeiros solicitados foram sobre os PCNs-Parâmetros Curriculares Nacionais- do ensino fundamental e médio, que é uma proposta do MEC para que a educação escolar brasileira tenha um caminho norteador e com princípios básicos. São usados como referência por todas as escolas do país para que possam garantir aos estudantes uma educação com este caráter inovador e qualitativo que falamos e com uma transposição didática, ou seja, com o conhecimento sendo transformado de forma clara e segura para bem repassado pelo docente e compreendido pelo discente. Seu objetivo é garantir que as crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade moderna de cidadãos conscientes, responsáveis e participativos.
A leitura desses PCNs resultou em questionamentos e reflexões em relação com o que neles contém e a realidade encontrada nas escolas.
Algumas das questões foram: a necessidade de levantar a auto- estima frente à desvalorização da profissão docente - os baixos salários que obrigam os professores a terem três turnos, para poder ter uma renda melhor; a reflexão sobre o valor e o papel da arte no mercado; a conquista de espaço para a arte nos currículos - a arte vista como prática pedagógica e seus demais campos de atuação, que venham como conseqüência fortalecer a área do conhecimento e efetivem as contribuições cognitivas, sociais e psicológicas que o teatro tem a oferecer; a falta de espaço e materiais apropriados para o exercício docente - mesmo com o avanço dos novos parâmetros curriculares, que trazem a arte como elemento integrador do aprendizado, nas escolas de um modo geral, o tempo, o espaço, as condições são muito precárias para o trabalho do teatro; o convencimento dos envolvidos acerca da importância da arte na educação - a escola é gerida por professores, e é importante que estes sejam sensibilizados da importância da arte na formação das crianças e adolescentes. Juntamente com estes estudos há atividades em campo, ou melhor, nas escolas, onde devem ser diagnosticadas as atividades já existentes e as carências destas instituições escolares.
Os PCN-ARTE representam um avanço nas conquistas dos Arte-Educadores brasileiros, de modo que é fundamental que estejam atentos para que se fortaleçam e prossigam com tais conquistas.
Seguindo a orientação dos PCNs, o projeto do PIBID terá o desafio de definir e de lidar com a interdisciplinaridade. E porque isso é importante? È importante, porque não podemos mais imaginar o mundo, onde as coisas ou as idéias não estejam interligadas, hoje tudo está ou pode estar relacionado. As áreas de conhecimento foram se constituindo ao longo do tempo, como forma de organizar diferentes informações em uma quantidade cada vez maior, e com um aproveitamento mais amplo em cada campo desses saberes. A interdisciplinaridade neste projeto tem esse objetivo, que é canalizar, é falar em interação entre as disciplinas e as áreas do saber. Todos esses conhecimentos em prol de romper com uma resistência intuitiva, os muros que separam as disciplinas, ou também dizendo, os campos de saberes.
Tanto a arte como a ciência respondem sempre às condições histórico-concretas da vida da sociedade. Estão determinadas pelo Estado e o caráter das relações de produção (...) Isto determina a existência de uma estreita relação entre o reflexo artístico que se traduz em imagens artísticas, e o pensamento científico, que o faz em conceitos, categorias e leis, tanto o pensamento artístico como o científico refletem o mundo objetivo e se desenvolvem com a prática social. (DURÀN in
CARREIRA e CABRAL, p. 12, 1996) Mas essa interdisciplinaridade tem que respeitar o território que serve de base para todas as ciências, de cada campo do conhecimento, bem como, distinguir pontos que os unem e que os diferenciam. Essa é a condição necessária para detectar as áreas de onde se possam estabelecer as conexões possíveis. Esse processo de interdisciplinaridade dentro do projeto do PIBID esta se constituindo de uma maneira gradual, mas satisfatórias, com reuniões conjuntas com todas as áreas de atuação, juntamente com os coordenadores do projeto e os supervisores que atuam nas escolas, estas últimas por estarem mais a par das carências e necessidades de suas instituições conseguem visualizar um panorama mais amplo de onde os Pibidianos irão atuar e de que maneira conjuntamente, viabilizar alternativas para suprir estas carências e necessidades.
E fundamental para nós alunos/bolsistas, termos esta oportunidade de relatar nossas experiências com o PIBID, os estudos dos PCNs e a interdisciplinaridade. Com certeza elas possibilitarão que nos tornemos professores com um horizonte mais rico, que com isso, ao encontro da educação dos nossos sonhos.
Ana Alice Müller Andrade
Acadêmica/bolsista

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