Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

domingo, 26 de setembro de 2010

Relatos da Terceira Visita nas Escolas

Colégio Estadual Dom João Braga


Dia 14 de setembro de 2010 às 9 horas.
O tema da reunião foi basicamente o debate em construir uma proposta de ação pedagógica para atuarmos interdisciplinarmente na escola.
O que vai se problematizar, de que forma e quem vai fazer isso?
Quem vai ter participação na escolha do tema gerador?
Os alunos, os pibidianos, os professores devem participar?
Essas foram às perguntas que fizemos e debatemos toda manhã.
Inicialmente surgiram propostas de trabalhar as ferramentas antes mesmo de praticarmos a interdisciplinaridade, o que não seria impossível, caso a comunidade escolar já estivesse embutida com um espírito interdisciplinar.
A partir deste debate se questionou o que é a interdisciplinaridade e se concluiu que:
- Temos que buscar novos conhecimentos sobre a escola e sobre o tema para podermos fazer um projeto de interdisciplinaridade na escola;
- Os alunos da escola devem de alguma forma participar na construção deste tema,
- Usar as ferramentas (algumas já foram propostas) só a partir da decisão deste tema;
Também já foram propostos alguns temas para trabalhar a interdisciplinaridade:
1 - Conteúdos dados na escola;
2 - Patrimônio material e imaterial;
3 - A comunidade escolar;
4 - O meio em que os alunos vivem.
Conclusões em forma de perguntas surgiram a partir destas propostas:
- Quais critérios abordaremos para elegermos um tema?
- É imprescindível que os professores e os alunos participem desta construção;
- Para definirmos este tema, primeiro termos que pensar de que forma, ou seja como e quando será feita a abordagem aos alunos?
- Os professores da escola devem se interar na proposta, no projeto e no que é a interdisciplinaridade;Definimos grupos por áreas distintas que deverão apresentar propostas estratégicas para avançar neste tema, um pibidiano de cada área vai sugerir no seu grupo formado, uma proposta de abordagem com os alunos e então serão levadas na próxima reunião com a escola.
Todos vão analisar e verificar essas propostas, será elegida então qual a melhor maneira de fazer esta abordagem com os alunos.

Este será o início para a construção de um projeto para trabalharmos a interdisciplinaridade na Escola Dom João Braga.


Pibidianos: Hélcio Fernandes Barbosa Junior, Carolina Amaro Ferreira, Lúcia Elaine Carvalho Berndt, Murilo Melotto Furlan.


Syvlia Mello

Foi dado o pontapé inicial na discução sobre como será tratado e quais serão os temas abordados para a construção do projeto interdisciplinar que será posto em prática, provavelmente, no inicio do ano que vem.
Alguns problemas expostos pelas supervisoras, que são professoras da escola, foram a baixa auto-estima e a desestruturação familiar que é comum a grande parte dos alunos dessa escola.
Outra opinião, foi a de se pensar um projeto mais fisico que ajude a estruturar melhor a escola, como por exemplo: re-capacitar a biblioteca e dotá-la de mais livros.
Porém esses pontos foram só o inicio da discussão que vai se estender por mais tempo até que seja realmente planejado algo concreto.

Pibidianos: Allan Luis Correa Leite, Cléverson Ferreira Reis, Fátima Zanetti Portelinha, Thayse Nunes Savi.


Nossa Senhora de Lourdes



Ocorreu no dia 14 de setembro de 2010 a reunião dos pibidianos da Escola Nossa Senhora de Lourdes. A reunião iniciou com uma apresentação da coordenadora Cleide Wittke a partir dos 3 textos sobre a interdisciplinaridade que lemos durante o período de estudos domiciliares. Depois desta apresentação entramos em uma discussão a cerca de nossas impressões sobre o texto. No final da reunião nos dividimos em grupos que continham no mínimo um aluno bolsista de cada área para pensar em um projeto interdisciplinar. Nesta reunião contamos com a participação do coordenador institucional Verno Kruger. Marcamos a próxima reunião para o dia 28 de setembro.

Pibidianos: Adriana Nunes Viana, Graziele Soares de Barros, Laura Corrêa Bragamonte e Lídia Rosenhein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário