“A Escrita Teatral na Formação de Professores”
Profª. Drª. Alessandra Ancona de Faria
Pontifícia Universidade Católica
Profª. Drª. Alessandra Ancona de Faria
Pontifícia Universidade Católica
Síntese:
A pesquisa que a Professora Dra. Alessandra Ancona de Faria – PUC-SP, propõe neste projeto é o trabalho com a história de vida dos professores através da arte, em uma realidade de construção coletiva educacional, com permanente diálogo e reflexão. Nesse trabalho a pesquisadora sugere que um educador que pensa, planeja, executa e reflete suas ações, reconhecendo que de fato a sua construção pedagógica tem uma identidade.
A arte é o elemento fundamental para que aconteça a pesquisa e, através dela, o real e o imaginário são permitidos e vivenciados pelos docentes. A proposta tem o teatro como linguagem artística a ser explorada. Improvisações, utilização da escrita dramatúrgica, jogos teatrais, trazem uma reflexão aprofundada para o entendimento destas experiências vividas em grupo.
A proposta de desenvolver uma escrita teatral na formação de professores se deve ao fato dela compreender que, por intermédio de uma elaboração criativa que dialogasse com as reflexões do grupo, seria possível uma compreensão sobre os conflitos vividos cotidianamente. A reflexão estética pode contribuir para um novo olhar sobre as dificuldades encontradas pelos professores, já que ela rompe com a ideia do conhecimento como algo estático, imutável e previamente definido. A elaboração de símbolos associados aos elementos de cena, como uma representação de diferentes momentos da reflexão vivida permitirá aos professores a percepção de aspectos não desvelados até então, e a proposição de novos ”personagens” professores, como um possível questionamento de sua identidade.
Comentários:
Com certeza esta pesquisa tem a escrita teatral como um trabalho diferenciado para responder as dificuldades dos professores, onde cada um torna-se atuante, avaliador de suas próprias capacidades de interferência e de opinião sobre os seus problemas. Torna-se possível o desenvolvimento integral do docente no aspecto criativo existente em cada um.
A escrita dramatúrgica, numa atividade artística organizada constitui-se num processo de socialização, num exercício de convivência e torna viável a relação de cooperação, diálogo, respeito, reflexão de como agir. No projeto pensa-se em trabalhar com a improvisação, uma grande oportunidade para o professor experimentar o seu corpo, exercitar suas potencialidades motoras e expressivas ao se relacionar com os outros, buscando coordenar e compreender as diversas expressões e habilidades com respeito e cooperação, possibilitando desta forma externar ações e sentimentos que reforçam a confiança em si mesmo e a própria autoestima, onde ela é o agente efetivo da harmonia entre a razão e o coração.
Acredito que através da escrita, dos jogos teatrais, as cenas representadas pelos professores servirão como uma forma de cada um retratar suas ansiedades, ideias, necessidades e interesses, aliadas a forte necessidade de extrapolarem suas essências ou transcenderem as suas existências em evasões positivas e significativas nas suas circunstâncias de vidas.
Esta pesquisa vai permitir aos professores, percorrerem um caminho rumo a reflexões, adquirindo o senso da liberdade de expressão, assumindo as suas próprias identidades. O trabalho vai colaborar para que ocorra o despertar dos docentes, fortalecendo a confiança na vida, em si mesmos, vivendo a vida com ânimo, buscando a convivência com seus semelhantes, para que se desenvolva a autonomia e o espírito de trabalho em equipe, aspectos estes quase esquecidos na atualidade. Possibilitará a criação de professores capazes de fazer coisas novas, professores criativos, e descobridores, dispostos a enfrentar os desafios encontrados nas escolas.
A pesquisa, penso, vai possibilitar a criação de um espaço de sensibilização, expressão e autoconhecimento para todos numa metodologia integrativa entre linguagem, escrita, corporal e cênica. Pois por meio da arte e da sensibilidade, buscamos favorecer a elevação da autoestima, além disso, com certeza as atividades servirão de fomento, inspiração e possibilidade de ampliação da gama de conhecimento prático no dia-a-dia dos professores.
Por João Vitor Ieffet de Moura
Referência:
Artigo publicado nos anais do V Congresso Abrace, 2008. Disponível no site Memória Abrace – Congressos – GT Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação. Acesso em: 17/08/2012 no link:
http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/pedagogia/Alessandra%20Ancona%20de%20Faria%20-%20A%20escrita%20teatral%20na%20formacao%20de%20professores.pdf
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