Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fernando Osório - Outubro


Aula do dia 04 de outubro de 2011



Contamos a versão da Maria Clara Machado da história do Chapeuzinho Vermelho para as turmas do 1° e 2° ano do turno da tarde.

Após realizarmos a contação da história pedimos aos alunos que desenhassem um personagem da história ou alguma cena que eles conseguiram imaginar sobre o conto. Os desenhos foram muito interessantes como se pode ver abaixo:





Aula do dia 13 de outubro de 2011

Dia das crianças de Cara-Pintada



Objetivo do Jogo: Através da visão de sua auto-imagem e posteriormente da imagem que os outros percebem de si mesmo, despertar no participante a consciência da diferença entre o seu eu ideal e o seu eu real.

Propósito: Este jogo facilita o estabelecimento de corretas relações humanas através de:

Sensibilização para suas próprias motivações pessoais; integração do grupo através da revelação do eu ideal de cada um; autopercepção através da reflexão sobre as diferenças entre a sua pintura e a complementação do outro; relacionamento interpessoal através da comunicação não verbal.

Recursos: música para relaxamento. Kits de pintura facial para crianças, um para cada dois participantes. Um espelho por participante. Lenços umedecidos para limpeza do rosto.

Descrição: Sentar os participantes em círculo, cada um com um espelho e o material de pintura à mão. Este é um jogo de comunicação não verbal. Peça aos alunos quem sentem-se confortavelmente com as costas eretas e respirem profundamente. A cada vez que você respirar, você vai ficando mais relaxado.



Agora, imagine uma tela em branco na sua cabeça.

Nesta tela, vai passar uma reportagem. Esta reportagem vai ser sobre a maior felicidade que você já teve na vida. Lembre-se desse fato, e o veja passar como um filme na tela em sua cabeça. 

Agora, conforme o filme estiver passando, veja a sua própria face na tela. Veja o que você expressa, como seus olhos irradiam felicidade. Veja o seu sorriso, a sua testa, seu queixo, suas bochechas. E veja que na sua face existe o melhor que você pode dar para o outro.

 Agora que você viu como a sua cara pode irradiar o que você tem de melhor para dar e como é essa sua expressão de alegria, você vai imaginar como seria pintar este momento no seu rosto. E quando estiver pronto, você vai abrir os olhos, levantar, e em silêncio fazer essa pintura na sua cara. Lembre-se de ficar em silêncio, concentre-se em si mesmo.



Agora, ainda em silencio, vamos deixar os espelhos e pinturas de lado, e vamos andar, mostrando nossa pintura e observando a dos outros.

Agora, escolha um par e em silêncio sentem-se uns em frente aos outros.

Agora, olhe nos olhos de seu parceiro. O que mais esses olhos mostram, que a pintura não pode mostrar? E, conforme você percebe o que pode ser acrescentado na pintura para ficar melhor ainda, passe a completar a pintura na cara do seu parceiro. Vocês têm 5 minutos para isso, podem fazer alternadamente, em 2,5 minutos cada um, ou os dois ao mesmo tempo, como preferirem. O importante é manter o silêncio..


Já passou metade do tempo, se forem trocar, troquem agora.

 Agora larguem as pinturas, peguem os espelhos e vejam como ficou a cara de cada um de vocês.

Vocês podem escolher limpar o rosto com os lenços umedecidos, ou ficar pintados mesmo, caso tenham gostado muito. Se forem limpar, limpem agora.

 Dicas: É importante que os participantes tenham tempo para colocar tudo o que quiserem na pintura. Tanto na primeira quando na segunda fase, dê um tempinho mesmo que todos tenham terminado - alguém pode pintar mais alguma coisa.

No final sente em circulo com o grupo e deixe que cada um fale sobre o que pintou no seu rosto e o porquê fez essa pintura.

Tanto o 1° ano quanto o 2° ano do turno da manhã se divertiu muito realizando essa atividade, tanto que no momento em que os liberamos para lavar o rosto nenhum deles quis tirar a pintura.


Aula do dia 18 e 20 de outubro de 2011.

Nós pibidianas: Maria Zilda, Estelamar, Tainara e Bianca realizaram a dramatização da história O Chapeuzinho Vermelho. Na terça-feira apresentamos para o 1° e 2° ano e a turma do pré do turno da tarde. E na quinta-feira pela manhã realizamos para as turmas do pré, 1° e 2° ano do turno da manhã.

Ambos os dias os alunos trabalharam muito bem tanto na posição de espectador quanto na de ator, pois depois da apresentação das pibidianas alguns alunos voluntários dramatizaram também a história dando a sua visão a essa narração.

 
Aula do dia 28 de outubro de 2011.

Foi contada a história do João e o pé de feijão para a turma de 2º ano e para o 1º ano a história Cachinhos dourados e os três ursos.

Em ambos os anos depois de contada a história teve uma conversa com os alunos em relação as atitudes dos personagens, e eles iam comentando se era certo ou errado e eu perguntava o por quê independente das respostas obtidas.

No segundo ano depois da conversa, foi feito um jogo. A turma foi dividida em duplas, em que um era galinha e o outro era a vaca. Objetivo era as galinhas pegarem as vacas, porém ambos estariam de olhos fechados. Depois invertia e as vacas passavam a pegar as galinhas. No final a turma foi dividida entre personagens de vacas e galinhas, em que as vacas pegavam as galinhas e depois invertia. Lembrando que quem estava sendo pego fazia o som do seu bicho, por exemplo, a vaca mugia e a galinha cacarejava, mantendo sempre ambos de olhos vendados.

O objetivo era saber a sensação que despertaria neles em ambos estarem de olhos vendados. Como nenhum enxergava estavam todos no mesmo “barco”. No final eles deram seus depoimentos em relação ao jogo, e disseram que foi muito ruim não poder enxergar nada.

Em suma, a aula foi boa e tranqüila.

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