Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Atividade novembro - Fernando Osório


03-11



Neste dia realizamos com ambos os anos a confecção de fantoches. Essa atividade tinha como objetivo confeccionar os personagens da história do João e o pé de feijão. Foi incrível! Os alunos têm mais imaginação e criatividade do que nós imaginamos.

Eles fizeram seus bonecos e no final da aula ouvimos de um dos alunos que aquela aula tinha sido a melhor de todas. Depoimentos como este nos alimenta e nos faz pensar que nossa prática é muito importante para a construção do sujeito.

Esta aula foi maravilhosa e muito prazerosa para nós enquanto arte-educadores.














24-11



Hoje, propomos aos alunos a manipulação dos fantoches confeccionados por eles próprios. Mas não deu muito certo. A maioria nunca assistiu um teatro de fantoche e não tem a mínima noção. Mesmo explicando e fazendo para mostrar uma maneira de como poderia ser fazer eles conseguiram desenvolver a atividade como tínhamos planejado, mas nem sai como pretendemos.

 As turmas fizeram da maneira deles, narrando a história sem conseguir dar vida aos personagens. Poucos queriam fazer a atividade, a maioria principalmente do 1º ano só queria rolar no chão e brincar de outras formas.

Depois de chamarmos a atenção deles por diversas vezes eles se acalmaram e observaram mais uma vez as monitoras fazendo a atividade que era para eles realizarem. Na segunda tentativa tivemos um pouco de sucesso, pois apenas 3 quiseram realizar o teatro com fantoches e os outros ficaram assistindo a apresentação dos colegas.

Acreditamos que a atividade rendeu mais no momento em que deixamos participar somente os que realmente queriam e os demais participaram enquanto plateia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário