Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Oficina PIBID teatro para Professores na semana da educação do IEEAB


Dia 26 de outubro, ministramos outra oficina na Semana da Educação da escola Assis Brasil, no planejamento inicial estava previsto trabalharmos Teatro Fórum com professores. Contudo, devido a mudanças em questões organizativas da escola, não fora possível fazer esta oficina. Tivemos 3 professores e 17 alunos do Colégio Pelotense e Assis Brasil disponíveis para o trabalho, assim decidimos trabalhamos jogos e exercícios de improvisação de cenas. Fizemos alguns jogos de percussão onde todos puderam brincar e descontrair-se em um primeiro momento, depois desenvolvemos o jogo da cadeira, trabalhamos o coletivo do grupo, estimulando a atenção e a parceria durante o jogo, levando a uma integração dos presentes. Com os exercícios de improvisação promovemos a descontração, diversão e a expressão através da linguagem gestual. Depois da oficina os participantes tiveram espaço para refletir sobre os jogos utilizados e sua disponibilidade ou não para ser em utilizados nas suas práticas docentes, após um momento de reflexão todos concordaram em utilizar o teatro como agente transformador, possibilitando um aprendizado mais completo.


Ariano Bandeira (curso de Filosofia – UFPel)
Diego Fogassi Carvalho
Roberta Bandeira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário