Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

“O REIZINHO MANDÃO”


Aconteceu no dia 24 de outubro de 2011 a sétima edição do projeto “A hora do conto” na Escola Getúlio Vargas, para as turmas de 1º e 2° anos do turno da tarde.
O conto escolhido pelos pibidianos do projeto foi “O reizinho mandão” da escritora brasileira Ruth Rocha .
A contação de história iniciou às 14h00 e cada turma teve 20 minutos de conto, pois essa história não é muito grande, possibilitando que a atividade fosse realizada para as quatro turmas, quais sejam: as duas turmas de 1º ano, das professoras Patrícia e Taís e também as de 2º ano, das professoras Fabiane e Giane.
O “Reizinho Mandão” narra a história de um rei arbitrário e prepotente, que cria leis absurdas para serem seguidas em seu reino. Tem mania de mandar as pessoas calarem a boca a todo o momento e ele é tão egoísta e arrogante, que as pessoas ficam cada dia mais caladas, até que não falam absolutamente mais nada e desaprendem a falar.
Neste momento da narrativa, finalmente o déspota percebe que está agindo mal. Trata-se de um livro infantil imperdível, pela narrativa e também pelas interessantes ilustrações, de autoria de Walter Ono. Um maravilhoso aprendizado para a criançada sobre caráter, atitude, liberdade de expressão e mesmo sobre a importância da democracia.
Ao final, pedimos para que todos falassem o nome das personagens da história e perguntamos se na sala existia alguém que era mandão.
As crianças compreenderam e se envolveram na história contada pelos pibidianos.



O projeto está sendo elaborado e executado pelos pibidianos do Teatro, Jandira Brito e Maicon Barbosa e pibidianas da Pedagogia Ângela Ferreira e Patrícia Cabrall.

Um comentário: