Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

domingo, 20 de novembro de 2011

Atividades de Setembro


Aula do dia 13 de setembro de 2011

 Nesta aula o foco era trabalhar com tecidos, mas começamos a atividade pelo jogo Estátua onde eles teriam que partir de uma imagem, ou seja, observar as imagens que estavam no chão e no momento em que a música parasse eles deveriam manter a mesma postura da imagem que estivesse mais próxima de cada um naquele momento.
Depois de fazerem essas estátuas, os monitores tocam em alguns e estes que foram tocados mantém a estátua. Como eles gostaram bastante desta parte da atividade e com o tempo que restava da aula não daria para fazer o trabalho com os tecidos, foi decidido pelas pibidianas que faríamos só o jogo da estátua. Então para dar continuidade ao exercício pedimos aos que não foram tocados que modificassem essas estátuas. Depois invertemos os que haviam ficado como estátua na etapa anterior é que moldavam.
Em suma, foi ótimo o resultado desta aula, pois os alunos além de se divertirem realizaram a atividade da melhor maneira e foram muito criativos.




Aula do dia 15 de setembro de 2011


Nesta manhã foi contada a história da Cinderela, mas de uma maneira diferente: eu fui a Cinderela. Contei toda a história como se eu (Tainara) fosse a própria Cinderela. Foi muito divertido ver a reação dos alunos, porque mesmo eles sabendo que era eu, eles acreditaram tudo que eu estava contando.


Esta atividade foi proposta pela colega da Pedagogia. Depois que terminou a atividade, voltamos para a sala de aula e eu propus o jogo do “gato e rato”. Este, foi agitado, teve até uma aluna caindo, mas não se machucou. Esta atividade não deu muito certo, pois não alcancei meu objetivo que era fazer com que os alunos entendessem a questão de espaço de jogo. Quando falo em espaço é pelo fato do jogo ser delimitado por duas linhas no chão e entre elas fica o gato e os ratos ficam fora, mas passando o tempo todo por essas linhas, ou seja, transitando pelo território do gato.
Em suma, não foi uma atividade que deu certo, talvez, pelo fato de estar fora de contexto e sem uma explicação anterior. Fica uma pergunta: “será que sempre é necessário uma explicação antes dos exercícios”?

No primeiro ano eu contei a história da Branca de Neve e os sete anões usando o avental. As crianças no geral prestaram atenção e participaram, sempre dizendo o que aconteceria em seguida. Depois conversamos e eu ia instigando eles perguntando se as atitudes de um determinado personagem eram certas, e eles iam me respondendo.
Essa aula foi prazerosa, apesar de um pouco cansativa.





Aula do dia 22 de setembro de 2011



Nesta aula o foco foi trabalhar com tecidos, mas de uma maneira diferente da que já tínhamos trabalhado. Agora eles teriam que partir de uma imagem, ou seja, observar as imagens que estavam no chão e no momento em que a música parasse eles deveriam manter a mesma postura da imagem que estivesse mais próxima de cada um naquele momento. Estas imagens eram figuras dos próprios livros de histórias infantis que é material do PIBID.
Depois de fazerem essas estátuas, os monitores tocam em alguns e estes que foram tocados mantém a estátua, os outros devem usar os tecidos que estavam distribuídos pelo espaço nos colegas que se mantiveram estátuas. Esses tecidos devem ser colocados nos colegas estátuas a partir da imagem que ele está reproduzindo com o seu corpo.
Em suma, foi ótimo o resultado desta aula, pois os alunos além de se divertirem eles realizaram a atividade da melhor maneira e foram muito criativos, ás fotos mostram o quanto eles foram criativos.


Aula do dia 27 de setembro de 2011


As turmas do 1° e 2° ano escolheram o nome do mascote do turno da tarde. O mascote é um boneco- personagem do livro O Carteiro Chegou e recebeu o nome de Joãozinho.



Atividades no 1° ano.

Alongamento e aquecimento vocal

A)    Jogo: Seguindo o som - A turma foi dividida em duplas. Um participante de cada dupla vendará os olhos com a ajuda das professoras, o outro colega que não está de olhos vendados fará um som de um animal, por exemplo, um latido de um cão. O que está de olhos vendados irá prestar atenção no som que seu parceiro está fazendo, e quando estiver claro e gravado qual é este som irá levantar a mão.  Então o colega que está guiando com o som de um animal começará a se deslocar pelo espaço, o mesmo acontece com o guiado (o de olhos vendados), pois irá perseguir o som feito por seu parceiro somente utilizando a audição. Depois inverte, o guiado passa a ser o guia.



Objetivo

Desenvolver a atenção, a concentração, a confiança no colega e trabalhar a audição.

Avaliação: Eles tiveram dificuldade para ficar de olhos fechados, mas conseguiram seguir muito bem o som que o seu colega reproduzia, pois conseguiram atingir a concentração necessária.


Como avaliação do entendimento deles da atividade pedíamos que cada um desenhasse o animal que representava o som que eles haviam escutado na atividade anterior.



Recreio orientado

Realizamos atividades como:

Amarelinha











Corrida com bastões












Pular corda

Jogo de raquetes

Jogo de botão entre outras atividades.












Atividade no 2° ano

Relaxamento


A agulha e a linha

Toda turma deitou-se no chão e nós colocamos a história para eles ouvirem.

Após a história nós realizamos um debate com eles, perguntando:

O que vocês conseguiram entender da história?

Quem eram os personagens?

Vocês conseguiram imaginar as cenas desta história?


Avaliação

Porém a maioria não conseguiu se concentrar no que estavam ouvindo, por que quatro meninos da turma riram o tempo todo sem motivo algum. Decidimos então com a turma que íamos colocar novamente a história e desta vez todos deveriam se concentrar.

E realmente da segunda vez foi mais produtivo, pois eles conseguiram assimilar as personagens que eram citadas no texto, além da mensagem que era: Devemos nos importar com a nossa vida e deixar a dos outros. E que cada coiso no mundo existe por algum motivo, por que é necessário a algo então nunca devemos nos sentir superiores.







Aula do dia 29/09

1° ano turno da manhã

A)    Relaxamento



B)    Jogo: Seguindo o som - A turma será dividida em duplas. Um participante de cada dupla vendará os olhos com a ajuda das professoras, o outro colega que não está de olhos vendados fará um som de um animal, por exemplo, um latido de um cão. O que está de olhos vendados irá prestar atenção no som que seu parceiro está fazendo, e quando estiver claro e gravado qual é o som irá levantar a mão. Então o colega que está guiando com o som de um animal começará a se deslocar pelo espaço, o mesmo acontece com o guiado (o de olhos vendados), pois irá perseguir o som feito por seu parceiro. Depois inverte, o guiado passa a ser o guia.



Objetivo

Desenvolver a atenção, a concentração, a confiança no colega e trabalhar a audição

Avaliação: A turma desenvolveu muito bem a atividade, todos estavam bem concentrados e ouvindo atentamente o som que a sua dupla fazia. Mesmo quando o colega se afastou eles conseguiram  seguir o som muito bem.













2° ano do turno da manhã

Como estamos trabalhando a partir da história “O Chapeuzinho Vermelho” que está inserida no livro “O carteiro chegou”.  Onde o foco das atividades está nas sequencias didáticas criadas para essa história. Tainara e eu resolvemos trabalhar com a turma a versão da Maria Clara Machado do Chapeuzinho Vermelho, com a intenção de montar uma dramatização da história com a turma.

Sendo assim nesse dia realizamos apenas a leitura do referido texto. A turma esteve muito interessada durante a leitura feita pelas professoras e em quando eles tonavam diferenças no enredo da história eles os apontavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário