Aula do dia 13 de setembro de 2011
Nesta aula o foco era trabalhar com tecidos, mas
começamos a atividade pelo jogo Estátua onde eles teriam que partir de uma
imagem, ou seja, observar as imagens que estavam no chão e no momento em que a
música parasse eles deveriam manter a mesma postura da imagem que estivesse
mais próxima de cada um naquele momento.
Depois de
fazerem essas estátuas, os monitores tocam em alguns e estes que foram tocados
mantém a estátua. Como eles gostaram bastante desta parte da atividade e com o
tempo que restava da aula não daria para fazer o trabalho com os tecidos, foi
decidido pelas pibidianas que faríamos só o jogo da estátua. Então para dar
continuidade ao exercício pedimos aos que não foram tocados que modificassem
essas estátuas. Depois invertemos os que haviam ficado como estátua na etapa
anterior é que moldavam.
Em suma, foi
ótimo o resultado desta aula, pois os alunos além de se divertirem realizaram a
atividade da melhor maneira e foram muito criativos.
Aula do dia 15 de setembro de 2011
Nesta manhã
foi contada a história da Cinderela,
mas de uma maneira diferente: eu fui a Cinderela. Contei toda a história como
se eu (Tainara) fosse a própria Cinderela. Foi muito divertido ver a reação dos
alunos, porque mesmo eles sabendo que era eu, eles acreditaram tudo que eu
estava contando.
Esta
atividade foi proposta pela colega da Pedagogia. Depois que terminou a
atividade, voltamos para a sala de aula e eu propus o jogo do “gato e rato”.
Este, foi agitado, teve até uma aluna caindo, mas não se machucou. Esta
atividade não deu muito certo, pois não alcancei meu objetivo que era fazer com
que os alunos entendessem a questão de espaço de jogo. Quando falo em espaço é
pelo fato do jogo ser delimitado por duas linhas no chão e entre elas fica o
gato e os ratos ficam fora, mas passando o tempo todo por essas linhas, ou
seja, transitando pelo território do gato.
Em suma, não
foi uma atividade que deu certo, talvez, pelo fato de estar fora de contexto e
sem uma explicação anterior. Fica uma pergunta: “será que sempre é necessário
uma explicação antes dos exercícios”?
No primeiro
ano eu contei a história da Branca de
Neve e os sete anões usando o avental. As crianças no geral prestaram
atenção e participaram, sempre dizendo o que aconteceria em seguida. Depois
conversamos e eu ia instigando eles perguntando se as atitudes de um
determinado personagem eram certas, e eles iam me respondendo.
Essa aula foi
prazerosa, apesar de um pouco cansativa.
Aula do dia 22 de setembro de 2011
Nesta aula o
foco foi trabalhar com tecidos, mas de uma maneira diferente da que já tínhamos
trabalhado. Agora eles teriam que partir de uma imagem, ou seja, observar as
imagens que estavam no chão e no momento em que a música parasse eles deveriam
manter a mesma postura da imagem que estivesse mais próxima de cada um naquele
momento. Estas imagens eram figuras dos próprios livros de histórias infantis
que é material do PIBID.
Depois de
fazerem essas estátuas, os monitores tocam em alguns e estes que foram tocados
mantém a estátua, os outros devem usar os tecidos que estavam distribuídos pelo
espaço nos colegas que se mantiveram estátuas. Esses tecidos devem ser
colocados nos colegas estátuas a partir da imagem que ele está reproduzindo com
o seu corpo.
Em suma, foi
ótimo o resultado desta aula, pois os alunos além de se divertirem eles
realizaram a atividade da melhor maneira e foram muito criativos, ás fotos
mostram o quanto eles foram criativos.
Aula do dia 27 de setembro de 2011
As turmas do 1° e 2° ano escolheram o nome do mascote do turno da tarde. O mascote é um boneco- personagem do livro O Carteiro Chegou e recebeu o nome de Joãozinho.
Atividades
no 1° ano.
Alongamento
e aquecimento vocal
A)
Jogo: Seguindo o som - A turma foi dividida em
duplas. Um participante de cada dupla vendará os olhos com a ajuda das
professoras, o outro colega que não está de olhos vendados fará um som de um
animal, por exemplo, um latido de um cão. O que está de olhos vendados irá
prestar atenção no som que seu parceiro está fazendo, e quando estiver claro e
gravado qual é este som irá levantar a mão.
Então o colega que está guiando com o som de um animal começará a se
deslocar pelo espaço, o mesmo acontece com o guiado (o de olhos vendados), pois
irá perseguir o som feito por seu parceiro somente utilizando a audição. Depois
inverte, o guiado passa a ser o guia.
Objetivo
Desenvolver
a atenção, a concentração, a confiança no colega e trabalhar a audição.
Avaliação: Eles tiveram dificuldade para
ficar de olhos fechados, mas conseguiram seguir muito bem o som que o seu
colega reproduzia, pois conseguiram atingir a concentração necessária.
Como avaliação do entendimento deles da
atividade pedíamos que cada um desenhasse o animal que representava o som que
eles haviam escutado na atividade anterior.
Recreio
orientado
Realizamos
atividades como:
Amarelinha
Corrida
com bastões
Pular
corda
Jogo
de raquetes
Jogo
de botão entre outras atividades.
Atividade
no 2° ano
Relaxamento
A
agulha e a linha
Toda
turma deitou-se no chão e nós colocamos a história para eles ouvirem.
Após
a história nós realizamos um debate com eles, perguntando:
O
que vocês conseguiram entender da história?
Quem
eram os personagens?
Vocês
conseguiram imaginar as cenas desta história?
Avaliação
Porém
a maioria não conseguiu se concentrar no que estavam ouvindo, por que quatro
meninos da turma riram o tempo todo sem motivo algum. Decidimos então com a
turma que íamos colocar novamente a história e desta vez todos deveriam se
concentrar.
E
realmente da segunda vez foi mais produtivo, pois eles conseguiram assimilar as
personagens que eram citadas no texto, além da mensagem que era: Devemos nos
importar com a nossa vida e deixar a dos outros. E que cada coiso no mundo
existe por algum motivo, por que é necessário a algo então nunca devemos nos
sentir superiores.
Texto
disponível em: http://www.germinaliteratura.com.br/2008/contosdemachado_umapologo.htm
Aula
do dia 29/09
1°
ano turno da manhã
A)
Relaxamento
B)
Jogo: Seguindo o som - A turma será dividida
em duplas. Um participante de cada dupla vendará os olhos com a ajuda das
professoras, o outro colega que não está de olhos vendados fará um som de um
animal, por exemplo, um latido de um cão. O que está de olhos vendados irá
prestar atenção no som que seu parceiro está fazendo, e quando estiver claro e
gravado qual é o som irá levantar a mão. Então o colega que está guiando com o
som de um animal começará a se deslocar pelo espaço, o mesmo acontece com o
guiado (o de olhos vendados), pois irá perseguir o som feito por seu parceiro.
Depois inverte, o guiado passa a ser o guia.
Objetivo
Desenvolver
a atenção, a concentração, a confiança no colega e trabalhar a audição
Avaliação:
A turma desenvolveu muito bem a atividade, todos estavam bem concentrados e
ouvindo atentamente o som que a sua dupla fazia. Mesmo quando o colega se
afastou eles conseguiram seguir o som
muito bem.
2°
ano do turno da manhã
Como
estamos trabalhando a partir da história “O Chapeuzinho Vermelho” que está
inserida no livro “O carteiro chegou”.
Onde o foco das atividades está nas sequencias didáticas criadas para
essa história. Tainara e eu resolvemos trabalhar com a turma a versão da Maria
Clara Machado do Chapeuzinho Vermelho, com a intenção de montar uma
dramatização da história com a turma.
Sendo
assim nesse dia realizamos apenas a leitura do referido texto. A turma esteve
muito interessada durante a leitura feita pelas professoras e em quando eles
tonavam diferenças no enredo da história eles os apontavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário