Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

RELATÓRIO “A HORA DO CONTO” PIBID TEATRO


O MENINO MALUQUINHO
Aconteceu no dia 12 de setembro de 2011 a terceira edição do projeto “A hora do conto” na Escola Getúlio Vargas, para as turmas de 1º e 2° anos do turno da tarde.
O conto escolhido pelos pibidianos do projeto foi outro clássico da literatura infantil, “O menino maluquinho” do famoso escritor Ziraldo.
A contação de história iniciou as 13:30, cada turma teve meia hora de conto, e as turmas que no qual ofertamos o projeto foram as duas de 1º anos das professoras Patrícia e Taís e também de 2º anos das professoras Fabiane e Giane.
Nesta obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
Nessa hora do conto pedimos para que em cada turma um dos garotos interpretassem o menino maluquinho. O que foi um ganho para o projeto, todos os meninos fizeram muito bem, se jogaram, brincaram, se divertiram e o principal conseguiram compreender a idéia principal da história que é o menino não era maluquinho, ele só queria ser feliz, e todos os meninos foram muito felizes interpretando o “maluquinho”.
O projeto foi elaborado e executado pelos pibidianos do Teatro, Jandira Brito e Maicon Barbosa e pibidianas da Pedagogia Ângela Ferreira e Patrícia Cabrall.
A terceira edição foi bem legal, as crianças além de compreenderem a história se divertiram com ela.
Maicon Barbosa
Jandira Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário