Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO DIA 01-09

2º ano

 Jogo do limão entrou na roda.

 Propomos o jogo do limão entrou na roda, com uma bolinha de tênis, com o intuito que o jogador que ficasse com o limão ao término da música falasse ao grande grupo: “para quem gostaria de enviar uma carta ou de quem gostaria de receber uma carta e o que nela estaria escrito”?
Quando o jogo teve início o primeiro aluno a ficar com a bolinha ficou brincando com a mesma, e não passava. Levamos alguns minutos para que conseguíssemos que entregasse a bolinha para que continuasse o jogo. Dessa forma, retornamos ao jogo, mas o próximo aluno que ficou com a bolinha não quis falar para quem iria escrever ou de quem gostaria de receber uma carta. Disse que não sabia. Nós então começamos a instigá-lo com perguntas: “tens irmãs? Amigo distante? Alguém que estejas sentindo falta?” Ele acabou dizendo que a carta seria para sua irmã, no entanto quando perguntamos o que ele gostaria de escrever, novamente ele ficou em silêncio, ou ria. Até tentamos estimular ele para que falasse algo, mas o tempo de aula acabou e não conseguimos dar continuidade ao jogo.
O intuito de fazer com que eles falassem sobre as cartas era começar a fazer ligação com as atividades referentes ao livro O carteiro chegou e a escrita de cartas, só que explorando a oralidade dos alunos.

1º ano


O primeiro ano Bianca e Eu começamos as atividades depois do recreio. Da mesma maneira que no 2º ano começamos com “O limão entrou na roda”, mas com o intuito diferente: eles deveriam dizer seu nome e sua idade, pois a Bianca não os conhecia isso porque semestre passado ela dava aula apenas para o turno da tarde.
Feito essa dinâmica, que deu certo e eles não trancaram em nenhum momento a atividade, partimos para uma música que tinha o intuito de trabalhar com o raciocínio, atenção e concentração:

Patinho na lagoa 

O jogo parte da frase um Patinho na lagoa tibum, no entanto cada palavra da frase será dita por um jogador diferente, o grupo deve estar em circulo. A cada rodada do jogo os números aumentam e consecutivamente o número de vezes que cada palavra deve ser dita, mas a sequencia segue a mesma e cada aluno irá dizer sempre apenas uma palavra da frase, exemplo: Dois, dois, patinhos, patinhos, na, na, lagoa, lagoa, tibum, tibum... três, três, três, patinho, patinho, patinho, na, na, na, lagoa, lagoa, lagoa, tibum, tibum, tibum.

Objetivo: Trabalhar a concentração, memoria e atenção.

Em seguida, partimos para a atividade da “Boneca de Lata”, essa, é uma música que tem o intuito que o jogador acompanhe a letra com o movimento, por exemplo: 

Minha boneca de lata bateu o nariz no chão,
Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa


Quando chegar na parte do “desamassa aqui (aqui se refere a parte do corpo escolhida por um jogador, neste caso o nariz) o restante do grupo toca na parte do corpo dita pelo primeiro jogador. Depois é o próximo da roda a cantar e falar uma outra parte do corpo e assim sucessivamente. E toda a roda deverá cantar todas as partes do corpo ditas quando chegar na parte do “desamassa aqui pra ficar boa”. Vai chegar a um determinado momento que 10 jogadores já terão falado e estará na vez do 11º falar, portanto ficará assim:

minha boneca de lata bateu o cotovelo no chão,
levou mais de uma hora pra fazer a arrumação
desamassa aqui(nariz), desamassa aqui(boca), desamassa aqui(dedo), desamassa aqui(orelha), desamassa aqui(cabeça), desamassa aqui(coração), desamassa aqui(olho), desamassa aqui(testa), desamassa aqui(pé), desamassa aqui(barriga), desamassa aqui(cotovelo) pra ficar boa.


Dessa forma, todos estarão tocando nestas partes ditas durante todo o jogo. Necessita de muita atenção e concentração para que possam ser lembradas todas as partes do corpo já ditas. É claro que terá confusão devida a ordem das partes do corpo ditas, mas esse é um dos objetivos. Se primeiro foi o nariz dito, todos terão que tocar primeiro no nariz e assim sucessivamente.
Feito essa atividade, que as crianças se atrapalharam, resolvemos fazer uma mais tranqüila: 

cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
olhos, ouvidos, boca e nariz
cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
.

Recordando que, essa música vai sempre deixando de falar uma parte e apenas tocando na não dita. Por exemplo, a cabeça deixa de ser falada e apenas tocamos nela quando deveria ser dita. Mesmo nesta que não era tão complexa observamos que alguns tiveram um pouco de dificuldade de executar.
Por fim, fizemos o jogo da bolinha, que não deu certo, pois eles não se olham. Por esse motivo, dividimos a turma em duplas e demos uma bolinha para cada dupla jogarem. Sempre dando orientações: se olhem, queremos ver olho no olho, não joguem forte, joguem na altura da barriga do colega e etc.
Em suma, essa começou a fruir resultado. Foi produtiva essa aula.

08-09 

Neste dia trabalhamos apenas com o primeiro ano. Começamos com um relaxamento, sempre dando estímulos para que eles consigam enxergar imaginariamente algo e criar uma história na cabeça deles. 
Retomamos o trabalho da aula passada onde resolvemos inverter a ordem, primeiro dividimos a turma em duplas e demos uma bolinha para cada dupla. Depois partimos para “O jogo da bolinha” com toda a turma, mas não deu muito certo, mas não errado pela regra de dizer os números, mas por não se olharem e jogarem a bolinha forte e alto, como se o objetivo fosse excluir o colega, uma competição.
Logo após, fizemos, ou melhor, tentamos fazer “Escravos de jó”, usando as bolinhas de tênis. Isso não foi uma boa ideia, pois não deu certo, alguns acabavam ficando uma três, quatro bolinhas na mão. Como não deu muito certo guardamos as bolinhas e resolvemos trabalhar só com música, já que muitos não cantaram durante a tentativa

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