Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relatório Getúlio Vargas - Hora do Conto




 Aconteceu no dia 5 de setembro na Escola Getúlio Vargas a segunda edição do projeto “A hora do conto”.
O público alvo do projeto são alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental do turno da tarde. O conto escolhido pelos pibidianos “Chapeuzinho amarelo” de Chico Buarque é um clássico da literatura infantil brasileira.
Com início às 13h30 cada turma teve meia hora de conto assistidas também pelas professoras Patrícia e Taís (1º ano) e professoras Fabiane e Giane (2º ano).
A história é bem legal. Narra à vida de uma menina que tinha medo de tudo. Tinha medo porque ficou sabendo que havia um lobo no outro lado da montanha. De tanto sonhar com o lobo, de tanto pensar no lobo, ele finalmente apareceu. Chapeuzinho perdeu o medo de tudo e transformou todos os seus medos em coisas boas.
As crianças compreenderam muito bem a história e prestaram muita atenção, ao final nós fizemos algumas perguntas para eles em relação à história e eles responderam sem pestanejar.
O projeto foi elaborado e executado pelos pibidianos do Teatro, Jandira Brito e Maicon Barbosa e pibidianas da Pedagogia Ângela Ferreira e Patrícia Cabral.
A segunda edição foi tão legal quanto à primeira. Na felicidade daquelas crianças ao embarcarem na história, fica nítido como elas conseguem compreender o foco central da história. Essa história especificamente fala da gente transformar os nossos medos como aprendizado para levar para a nossa vida. Basta pensar e abranger o pensamento.
Maicon Barbosa
Jandira Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário