Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Oficina Assis Brasil - Manhã

Quando iniciamos nossas atividades na escola Assis Brasil, pretendíamos retomar a oficina iniciada no final do ano passado e com isto poder reestruturar o antigo grupo de teatro da escola. Com bastante trabalho tentamos levar os alunos a terem experiências teatrais concretas, terem consciência de grupo e uma ideia ampla, mas ao mesmo tempo objetiva sobre grupo de teatro.
Durante a manhã, eu (Diego), venho trabalhando com um grupo de aproximadamente 10 alunos da 5ª à 7ª serie, A principio, esta oficina teve certa dificuldade de alunos para iniciar, começando com apenas 3 alunos, mas após uma breve experiência entre os mesmos este numero foi aumentando devido a divulgação nas aulas e a divulgação entre alunos. Ao entrar em contato com o grupo de alunos pude observar que eles não possuíam muitas experiências concretas do meio teatral, apenas algumas visões deturpadas pela televisão. Então preferi, portanto trabalhar jogos que estimulassem uma nova percepção do teatro. Jogos que proporcionassem uma noção sobre concentração - como a dinâmica da bolinha - também jogos com noções corporais, permitindo que cada aluno pudesse conhecer seu corpo e suas singularidades. Foram aplicados jogos de improvisação inúmeras vezes provocando a imaginação dos alunos que mostraram sempre abertos para o jogo e com grande criatividade.
Após um trimestre de trabalho com teatro na escola, foi possível notar certo desenvolvimento de alguns alunos, pode-se notar que em uns a timidez foi desaparecendo de forma gradual, em outros foi possível notar com esforço foi desenvolvida de maneira mais dinâmica a imaginação e disposição para o improviso. Ainda tem algumas ressalvas, alguns alunos ainda possuem dificuldade para trabalhar em grupo e outros mesmo de se expressar, mas a oficina anda dando resultados, possivelmente sendo formada uma identidade de grupo teatral. Cabe ressaltar que a principio está sendo necessária ainda a minha interferência em alguns jogos para demonstração, para iniciar alguns jogos teatrais, principalmente nos de imaginação ou improvisação, mas creio que isto seja temporário, pois os alunos se mostram seguros em improvisar nestes últimos encontros, uma vez que eles têm consciência que o processo que eles estão produzindo em conjunto tem mais valor do que o certo ou errado na encenação propriamente dita. Neste semestre ficou acordado que não haveria nenhum ensaio ou preparação para apresentação, os alunos decidiram apenas seguir com os jogos para melhor aprofundamento de suas qualidades.
O processo está surgindo de forma agradável, tanto pela parte discente quanto docente, espero que o trabalho permaneça assim e que com as dinâmicas possa haver um maior aprofundamento em relação ao grupo de teatro. Ainda estamos em fase inicial em relação ao outro grupo da tarde, mas cabe lembrar que o grupo é formado por alunos mais jovens e ao contrario do grupo da tarde, este grupo não estava presente durante o ano passado no inicío da oficina.


Diego Fogassi Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário