As leituras dos textos foram bastante agradáveis e muito esclarecedoras. O texto que explica o que é Interdisciplinaridade foi de grande importância, tirando dúvidas que me deixavam inquietas. Essas leituras me fizeram compreender melhor o significado da palavra Interdisciplinaridade e outras questões. Fiquei sabendo que o termo, surgiu na França e na Itália, em meados dos anos 60 e que era um movimento liderado por jovens, estudantes que reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época. Aqui no Brasil, ele chegou no final da década de 60, e influenciou nas elaborações das LDBs de 71 e 96, e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
No texto que tratava da Transposição Didática, Interdisciplinaridade e Contextualização, segundo Nilson José Machado, a Interdisciplinaridade busca o estabelecimento de uma intercomunicação entre as disciplinas. Essas interações podem ser Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. a Multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum; a Pluridisciplinaridade observa a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares; e a Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas. Voltando a Transposição Didática, Interdisciplinaridade e Contextualização, descobri que essas três vertentes transformam o conhecimento em conhecimento escolar a ser ensinado e leva a necessidade de ensinar o conhecimento e modificá-lo.
A contextualização ou contextualizar denominou-se em um enraizamento, uma referência em um texto e longe do qual perde parte substancial de seu significado. É contextualizar o ensino, incorporar novas vivências concretas, diversificá-las e é assim que vamos aprender cada vez mais o sentido da aprendizagem do fazer teatral. Já o texto que se referia a Arte-Educação no Brasil Contemporâneo, foi de suma importância, dentro da conjuntura da educação atual do País. No início, se pode compreender, uma abordagem mais simplificada da Arte como um todo, abrangendo a Dança, Música, Teatro e Artes-Visuais.
E no segundo momento, tratou das avaliações, usando os critérios positivos e negativos sobre os PCNs e houve um grande aprofundamento dos processos criativos, artísticos, passando pelas aprovações de professores, pesquisadores e chegando finalmente na arte dos jogos teatrais. Também foi abordada uma reflexão, enfatizando a importância do espectador no contexto teatral, a relação palco-platéia e o sentido do teatro dentro do âmbito escolar. Enfim, foi uma leitura prazerosa, onde com certeza os conhecimentos foram transmitidos e ao longo da vida, será aprimorado para o meu desenvolvimento acadêmico.
Jandira Dias de Souza Brito
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