Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sábado, 11 de junho de 2011

Atividades e Planejamento da Escola Getúlio Vargas

Segunda-feira, 30 de Maio de 2011, estiveram na Escola Municipal do Núcleo Habitacional Getúlio Vargas Jandira de Brito e Maicon Barbosa. Chegamos à Escola às 13h30min, entramos para a sala de aula junto com a professora Patrícia onde permanecemos observando a aula e depois assumimos a turma, enquanto a professora participava de uma reunião com o Sindicato.   As atividades desenvolvidas em sala de aula foram ainda em cima da questão da identidade dos nomes. Eles receberam uma folha de ofício e ali tiveram que escrever o nome e com cada letra do próprio nome, tinham que desenhar objetos que começassem com as respectivas letras. Foi uma atividade bastante positiva e divertida, porque podemos observar que essa dinâmica envolvendo o nome já está bem compreendida entre eles. As crianças são muito queridas e atenciosas, sem contar uns agitadinhos, mas nada que não possamos controlar com atenção e carinho.  Depois participamos do recreio com outras atividades como pular Corda e a dinâmica do Vivo e Morto. Depois do recreio, fomos para a reunião de planejamento, momento este que foi marcado na sala de vídeo, onde juntos com as professoras, supervisora e pibidianas da pedagogia assistimos um filme cujo título é "Que Letra é Essa". O filme na verdade era um documentário sobre um garoto chamado Patrick que tinha dificuldades de aprendizagem e que por isso era ignorado pelos professores que diziam que o problema estava nele, na estrutura familiar, e não na escola. Uma realidade muito presente nas escolas brasileiras. Ao término do filme houve um debate entre o grupo e foi muito bacana o dia.

Jandira de Brito

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