POA 02/03/11
Apontamentos:
Participar deste encontro foi de grande relevância e aprendizado, serviu para refletir discutir e aprender os caminhos da docência, mesas com diversos assuntos pertinentes como “A escola na contemporaneidade: docência e memória”, que abordou a temática indígena, como ensiná-los, a construção de uma proposta de ensino para o ensino fundamental, a verdadeira historia segundo eles, (misturando: matemática Caigang), em seus 240 povos tem 180 línguas diferentes nestes 500 anos. Classificando-se em Índio genéricos, Índio Fugaz e Índio Romântico, o pobre. Numa outra perspectiva: O passado dos povos indígenas e não povos do passado. Também foi mencionada a “aprendizagem compartilhada, e aprendizagem social (Piaget)”.
Na outra mesa assisti a Professora Tais Ferreira PIBID-UFPel, esclarece o Projeto Teatrando, e a construção da interdisciplinaridade. Citando como exemplo: química /física, ciências exatas.
Outra palestra sobre MEDO, porque sentimos medo? A situação do medo, exe.: Cascão (Maurício de Souza); teatro também como forma de avaliação sobre o conhecimento adquirido.
Em Santo André SP química e física, usam o teatro apara desenvolver os temas e problemas das turmas.
A Sexualidade UFPel,
Programa que surgiu no instituto Assis Brasil Pelotas, alunos surdos x ouvintes, misturam: conhecer realidade dos alunos da escola. Existe distanciamento dos ouvintes x surdos. Grande momento de aprendizagem para os Pibidianos. Cultura viva (surdos) que vive a parte, aprendizado dos surdos pelas especificidades deve ser separados os aprendizados (cadeira de Libras).
Ciências Sociais – UFRGS
PIBID
Planejamento
Realidade UFRGS
EJA – estranhamento vai aprender a ensinar para adultos, o não conhecer a realidade da escola.
Mangá, oficina de química estruturada, dificuldade com a disciplina.
Bafômetro, preocupação com alunos, foi feito um questionário contra turno (ensino médio)
Temas: desperdício de agua, questões ambientais, refrigerantes (história) Coca- Cola, reflexão sobre. Avaliar? Como? Com o teatro a encenação.
Filosofia
Dentro da explanação foi afirmado pela professora que qualquer projeto rígido a ser implantado na área da educação está fadado ao fracasso.
Flávio Dornelles
Nenhum comentário:
Postar um comentário