Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

domingo, 15 de maio de 2011

II encontro interinstitucional do PIBID

POA 02/03/11


Apontamentos:

Participar deste encontro foi de grande relevância e aprendizado, serviu para refletir discutir e aprender os caminhos da docência, mesas com diversos assuntos pertinentes como “A escola na contemporaneidade: docência e memória”, que abordou a temática indígena, como ensiná-los, a construção de uma proposta de ensino para o ensino fundamental, a verdadeira historia segundo eles, (misturando: matemática Caigang), em seus 240 povos tem 180 línguas diferentes nestes 500 anos. Classificando-se em Índio genéricos, Índio Fugaz e Índio Romântico, o pobre. Numa outra perspectiva: O passado dos povos indígenas e não povos do passado. Também foi mencionada a “aprendizagem compartilhada, e aprendizagem social (Piaget)”.
Na outra mesa assisti a Professora Tais Ferreira PIBID-UFPel, esclarece o Projeto Teatrando, e a construção da interdisciplinaridade. Citando como exemplo: química /física, ciências exatas.
Outra palestra sobre MEDO, porque sentimos medo? A situação do medo, exe.: Cascão (Maurício de Souza); teatro também como forma de avaliação sobre o conhecimento adquirido.
Em Santo André SP química e física, usam o teatro apara desenvolver os temas e problemas das turmas.

A Sexualidade UFPel,

Programa que surgiu no instituto Assis Brasil Pelotas, alunos surdos x ouvintes, misturam: conhecer realidade dos alunos da escola. Existe distanciamento dos ouvintes x surdos. Grande momento de aprendizagem para os Pibidianos. Cultura viva (surdos) que vive a parte, aprendizado dos surdos pelas especificidades deve ser separados os aprendizados (cadeira de Libras).

Ciências Sociais – UFRGS
PIBID
Planejamento
Realidade UFRGS

EJA – estranhamento vai aprender a ensinar para adultos, o não conhecer a realidade da escola.
Mangá, oficina de química estruturada, dificuldade com a disciplina.
Bafômetro, preocupação com alunos, foi feito um questionário contra turno (ensino médio)
Temas: desperdício de agua, questões ambientais, refrigerantes (história) Coca- Cola, reflexão sobre. Avaliar? Como? Com o teatro a encenação.

Filosofia

Dentro da explanação foi afirmado pela professora que qualquer projeto rígido a ser implantado na área da educação está fadado ao fracasso.

Flávio Dornelles







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