Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Evento ESEF

“Imagem do quadro de Pieter Brueghel."

Segundo a professora, Vera Lúcia Bertoni Santos, neste quadro de Brueghel estão representadas mais de 80 tipos diferentes de jogos e brincadeiras. Por ser essa uma das temáticas do nosso trabalho, o PIBID Teatro e Pedagogia esteve presente no seminário “A criança e o jogo no contexto educativo: Concepções, especificidades e perspectivas”, que foi organizado pela ESEF da UFRGS em comemoração aos seus 70 anos.

Este encontro foi importante em vários aspectos para a minha formação. Foi significativo pelo fato do meu trabalho com o PIBID Pedagogia ter exatamente este objetivo, uma vez que nossas atividades são realizadas com os anos iniciais na escola, assim como, foi muito valioso para a minha formação em Teatro Licenciatura, onde o nosso foco está no trabalho com o lúdico, baseado em jogos que tem por objetivo a formação de um individuo consciente do seu papel de cidadão assim como ciente da função do seu corpo/mente.

Neste evento podemos ouvir as experiências de pessoas muito bem qualificadas e que estudam sobre a questão da importância do brincar, bem como o quanto o brincar é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança.

Cada um dos palestrantes citou as suas experiências pessoais, como professor, como estudioso dessa temática e trouxe também referenciais de estudiosos desse assunto, como: Piaget, Kishimoto, Vygotsky entre outros.

Foi muito valioso pensar e discutir sobre a importância do brincar em nossas vidas, digo em nossas porque não é somente em nossa infância que devemos brincar, estas foram às palavras de uma das melhores professoras que eu já ouvi falando sobre este assunto.

Mas além de adquirir novos conceitos sobre essa temática, que me encanta muito, foi muito bom também poder relembrar conceitos que eu já havia estudado e que irão me servir de fonte para o meu trabalho com os anos inicias na escola.

Para encerrar o dia com “chave de ouro” fomos visitar a Brinquedoteca do Colégio Marista Champagnat, onde além de ter momentos de descontração conseguimos também ter algumas noções de como montar e organizar as brinquedotecas que serão construídas nas escolas onde o PIBID Teatro trabalha em parceria com a Pedagogia.



Bianca Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário