Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

"...E o gato não comeu!" - Por Jandira

Relatório de Jandira Dias de Souza Brito, acadêmica e pibidiana do curso de teatro (Licenciatura), da UFPEL, sobre a visita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, ao Teatro do COP (Círculo Operário Pelotense), para assistirem a peça teatral “...E o gato não comeu!”. No dia 05-11-2010, as apresentações aconteceram no período da manhã e tarde, compreendendo o horário das 10h na manhã e a tarde no horário das 15h. Um dia mágico para aquelas crianças, que muitos estavam pela primeira vez, tendo contato direto com o teatro.
Foi significativo ver o quanto a Arte tem esse poder de transformar, de encantar e levar a alegria, entretenimento e ao mesmo tempo, contribuir para a construção de conhecimento e aprendizagem. Desde já, quero parabenizar os colegas do Grupo do Núcleo de Teatro da UFPEL, eles foram fantásticos nas apresentações, interagindo com as crianças, explicando o enredo da peça, as marcações etc. Realmente foi um dia cheio de emoções. Também estavam presentes os colegas pibidianos do Curso de Teatro, Maicon Barbosa, Tainara Urrutia, Lídia Rosenhein e alguns pibidianos da Pedagogia. As crianças com certeza saíram do teatro, sabendo como o fazer teatral é importante, e que para fazê-lo, não é preciso estar simplesmente num palco, mas que pode ser realizado em vários espaços basta só querer fazer para que o mesmo possa acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário