Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

22º Seminário Nacional de Arte e Educação

O 22° Seminário de Arte e Educação de Montenegro neste ano de 2010 ocorreu nos dias 4, 5, 6 e 7 de outubro, trazendo-nos a oportunidade de prestigiar nomes como Carminda Mendes (UNESPE/SP), Stenio Mendes Nogueira (SP), Cibele Sastre (RS), Marcos Pereira (PUC/RS), Maria C. Lima (SP), Maria Velloso (FAP/RS), Lucas Ciavatta (RJ), Carlos R. Mondinger (FUNDARTE/UERGS) – organizador do lições do Rio Grande - e João Machado - professor da UFPEL, entre outros professores colaboradores para o sucesso deste evento. Os participantes desta edição do evento foram presenteados com uma grandiosa e brilhante oferta de atividades. Entre elas estão oficinas, painéis com tema importantes e muito relevantes para o professor de Arte e uma programação cultural diversa e muito rica.
Entre as oficinas destaco a “TEATRO E MUSICALIDADE INSTINTIVA”, ministrada pela professora de teatro Carminda Mendes e pelo músico e arte educador Stenio M. Nogueira, da qual participei em companhia de colegas das áreas de Artes Visuais, Teatro, Música, entre outras. Esta oficina ofereceu-nos a oportunidade de trabalhar corpo e voz através de jogos espontâneos de improvisação, de regras e de sensibilização sonora e gestual. A partir dos exercícios propostos construímos partituras musicais com sons tirados do corpo e cenas improvisadas instintivamente, recebemos orientações a respeito de vozes, sopros, "blablações", sons percursivos, comandos musicais e jogos, além de ter um espaço para discussões pedagógicas.
Não posso deixar de falar ainda sobre os espaços de relatos de experiência, comunicação e pôsters, onde tivemos a participação de vários alunos do curso de licenciatura em teatro da UFPEL e dos bolsistas do PIBID – HUMANIDADES da área de Teatro. Entre os trabalhos apresentados estiveram dois pôster e um relato de experiência relacionados ao PIBID, além de um relato e um pôster sobre o Projeto Quilombo – Teatro às favelas e uma comunicação sobre a função pedagógica do Teatro nos dias de hoje nas escolas de Ensino Fundamental e Médio pelos colegas Hélcio Fernandes e Tainara Urrutia. Destaco ainda os trabalhos apresentados pela professoras do curso de teatro da UFPEL Fabiane Tejada, Vanessa Caldeira e Úrsula Rosa. Esses espaços foram de grande valia, pois, oportunizaram nosso contato com outras realidades e contextos educacionais, proporcionando a troca de idéias e de experiências na busca de uma prática educacional melhorada. 
E não posso deixar de ressaltar a participação do projeto Quilombo neste seminário de arte e educação, que fez uma ótima participação e uma brilhante apresentação, deixando com certeza uma marca em quem esteve na escuta de seu relato de experiência e do pôster apresentado pelo aluno do curso de Teatro Everton de Lima Mariano. Parabéns pela apresentação e pela notável dedicação ao projeto, que julgo de grande relevância e importância frente à realidade social e educacional de hoje.
Parabéns a todos os professores e licenciandos em Teatro da UFPEL que estiveram presentes com seus trabalhos neste evento.

Fátima Zanetti

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