Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Atividades na Escola Ministro Fernando Osório

No dia 30 de dezembro, Tainara Urrutia esteve presente na Escola Ministro Fernando Osório, realizando atividades do PIBID com a turma do 1º ano da professora Arita Duarte e a 2ª série da professora Tatiane.
No começo da aula, na 2ª série, teve uma conversa com as crianças sobre o espetáculo E o Gato não Comeu. Foi perguntado se os alunos tinham entendido o espaço de jogo, se para existia um vilão e etc., sendo assim, eles puderam falar o que acharam da peça, se gostaram, se entenderam, em fim, tudo o que tangia o universo da peça.
Foram desenvolvidas atividades tais como, dinâmica dos nomes, que um participante por vez fica no centro da roda, fala seu nome fazendo um movimento de sua escolha, logo em seguida, um relaxamento com as cortinas da sala de aula fechadas, para que os alunos não se dispersassem. Logo após o relaxamento, foi feito o alongamento, seguindo, o aquecimento, este, foi feito com caminhada pelo espaço, sempre atentos a uma ordem (Baltazar mandou), só podiam realizar a solicitação se o Baltazar mandasse, caso contrário, não, mas mesmo assim, as crianças faziam, pois na maioria das vezes não estavam atentas.
No final, novamente foi feito um relaxamento, pois as crianças estavam muito agitadas. Foi uma atividade boa, e que as crianças se mostraram ativas.
No 1º ano, foi feito um relaxamento com uma música, igual os demais, em seguida um alongamento e por fim o jogo dos erros, pois os alunos apresentam uma grande dificuldade de se concentrarem, não conseguem ficar muito tempo parados observando a si próprios e aos de mais.
Em suma, os alunos precisam de exercícios e jogos que trabalhem com a atenção e a concentração, pois são desatentos, mas muito criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário