Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reunião no Colégio Estadual Dom João Braga

Dia 23 de Novembro de 2010 às 9 horas.

Nesta manhã foram feitas algumas avaliações positivas e negativas por área das atividades realizadas até o presente na escola:
As pibidianas do curso de letras auxiliaram ministrando uma oficina de produção textual para os 3º anos, ponto negativo seria o baixo número de alunos que participaram da oficina e ponto positivo seria o bom desempenho que estes alunos apresentaram na prova do ENEM.
Em parceria, teatro e letras, fizeram uma pré-atividade com alguns alunos, apresentando um vídeo e uma palestra sobre Simões Lopes.
O curso de teatro levou os alunos para assistirem uma apresentação no teatro do COP no dia 17 de novembro do grupo Tatá, Núcleo de Dança-Teatro da UFPel, que apresentou “Tatá dança Simões”. O Núcleo é um projeto de extensão vinculado ao curso de Licenciatura em Dança. No dia 19 uma apresentação de música do grupo Quinteto Guitarreria que é um projeto de extensão CM-PREC-UFPel dentro de uma atividade interna no auditório da escola.
Também no dia 19, na mostra, foi apresentado um documentário, como atividade de interação entre as disciplinas do PIBID Humanidades, o filme foi “Pro Dia Nascer Feliz” definido pelo diretor João Jardim como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas". Alguns alunos do 7º ano e mais cinco alunos do turno inverso do EM assistiram. A professora Vera, das Ciências Sociais apontou como ponto positivo que pelo menos estes cinco adolescentes não estariam na rua, já que não se conseguiu o debate, como planejado.


Em todas as atividades se identificou um ponto negativo em comum: a falha dos pibidianos nas divulgações, o não fazer antecipadamente de algumas tarefas e de divulgação das atividades, tarefa que foram distribuídas, mas que acabaram não se cumprindo.
Percebeu-se que as divulgações feitas pessoalmente, corpo a corpo, resultam em maiores participações dos alunos, cartazes e distribuição de panfletos completam a eficiência do objetivo.
Foram entregues autorizações para outros alunos do ensino médio assistir no dia 24 de novembro, quarta-feira pela manhã, novamente a apresentação do grupo Tatá no COP.
As professoras Ana e Vera falam que o papel do supervisor e coordenador do projeto é mediar e orientar os pibidianos e por isso a apresentação do diagnóstico na última reunião geral deveria ter sido consultado antes de sua apresentação, visto que, praticamente se apresentou apenas pontos negativos, características ruins da escola, principalmente no ponto de vista da professora Ana.

Algumas conclusões:

- Debater mais coletivamente antes das atividades;
- Ter mais comunicação, temos o e-mail do grupo para isso, quando não der pessoalmente;
- Avaliar os pontos negativos sempre, como incentivo para melhorar;
- Dar chance, instigar os colegas que não se colocam, que são mais quietos.


Na próxima reunião será apresentado pela Professora Ana o calendário de atividades gerais da escola para 2011 para fazermos um cronograma das atividades do projeto.


Carolina Ferreira, Hélcio Fernandes, Lucia Berndt e Murilo Furlan.

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