Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Atividades realizadas na Escola Ministro Fernando Osório

Na terça-feira, dia 23 de novembro as pibidianas do Teatro Tainara Urrutia e Bianca Barbosa estiveram na escola Ministro Fernando Osório, realizando jogos teatrais de forma lúdica com os alunos da 1ª série da supervisora Arita Duarte.

As atividades realizadas foram uma preparação para as intervenções que serão realizadas na Mostra Multidisciplinar que acontecerá no dia 27-11-2010 a partir das 15h nas dependências da escola. Os jogos realizados tiveram o intuito de trabalhar instigando a concentração, foram eles:

  • Siga o seguidor - este é feito em dupla e um dos jogadores será o que comandará o movimento da mão, o outro, estará atentamente observando a mão do colega e seguirá todos os movimentos que serão feitos, sejam eles, para baixo, ou para cima, ou para o lado etc., de maneira como se existisse um ponto desenhado no meio da mão, e o colega que está seguindo só pode olhar para aquele ponto e seguir os movimentos com a cabeça e com o restante do corpo. Este exercício tem como objetivo a concentração e o aquecimento.
  • Estátua performática - é feito em dupla e um dos jogadores irá ser o escultor do outro colega que por sua vez será a estátua, este no começo do exercício manterá uma posição neutra, com os braços ao longo do corpo e não mexerá por sua livre vontade em nenhum momento. Apenas o escultor que vai movimentar esta estátua, deixando braços, pernas, mãos, pés, dedos cabeça e rosto do jeito que ele achar melhor, podendo variar de plano (deitar, sentar etc.). Seu objetivo é a concentração, equilíbrio, atenção e poder conhecer um pouco as possibilidades que o corpo tem de movimento.
  • Engrenagem - este exercício pode ser feito com o grupo todo, ou dividir a turma em dois pequenos grupos para que possam observar. Este jogo, os participantes têm que fazer um movimento e um som, mantendo-os até o fim do exercício. No final, aos olhos de quem observa, aparentemente é como se fosse uma grande máquina feita de pessoas. Tem como objetivo, trabalhar a coordenação dos participantes.
  • Preenchendo espaços - o exercício pode ser feito em trio e depois ao longo de seu desenvolvimento, um trio se junta ao outro. O foco é preencher os espaços que ficam vagos com o próprio corpo, sempre observando o que o (s) jogador (s) está fazendo para que, o (s) próximo (s) ocupe de forma uniforme o espaço vago. O primeiro a começar, só sairá quando o último entrar e ocupar o espaço, e este por sua vez, só sairá quando o penúltimo sair e entrar novamente ocupando o espaço de forma diferente da que já estava, o mesmo acontece com o primeiro e com os demais jogadores. Seu objetivo experimentar formas com o corpo (conhecimento do próprio corpo).
  • Relaxamento - forma-se um círculo, todos se sentam, um começa fazendo uma massagem no colega da frente, de maneira que mantenha o mesmo movimento, quando o colega da frente receber, fará o mesmo no próximo, e assim sucessivamente. Quando chegar em quem começou, recomeçará um novo movimento mantendo-o e o ciclo será o mesmo.

Durante as atividades que foram realizadas pode-se observar que os alunos apresentam dificuldade em relação à movimentação do próprio corpo, a concentração e a integrar-se a grupos de diferentes gêneros. Por este motivo, foram poucos os momentos em que o grande grupo obteve total concentração. Os alunos não demonstram inibição, porém em alguns momentos alguns não quiseram participar, porque não estavam com vontade.

Em suma, as atividades foram realizadas com êxito, pois todo o grupo se manteve envolvido com a proposta durante os exercícios.


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