Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Forpibid Fórum de Coordenadores Institucionais do Pibid

Ofício Circular Forpibid Nº 01/2014
Aos Coordenadores Institucionais do Pibid
Salvador, 18 de dezembro de 2014.
Senhores Coordenadores,

Em nome dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid e do Pibid Diversidade presentes ou representados no V Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC e IV Seminário Nacional do Pibid, de 8 a 12 de dezembro, encaminhamos a Carta de Natal aprovada em Assembleia e lida publicamente na sessão de encerramento do evento. O documento tem como objetivo demonstrar a relevância do Pibid, enquanto política pública de formação de professores e será amplamente divulgado e encaminhado ao MEC, à CAPES e demais agências, órgãos e instituições.
Em tempo, registramos o empenho do Diretório Nacional do Forpibid e do grupo de Coordenadores Regionais, eleitos na Assembleia, em garantir uma intensa e permanente interlocução entre Instituições de Ensino Superior, bem como representar os interesses dos Projetos Pibid e Pibid Diversidade a fim de colaborarmos para a valorização e melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura no Brasil.

Atenciosamente,

Alessandra Santos de Assis (Presidente do Forpibid) Lucrécio Araujo de Sá Junior (Coord. Regional Nordeste)
Gicele Maria Cervi (VicePresidente)
Cristiane Antonia Hauschild (Coord. Regional Sul)
Paulo Ricardo da Silva Rosa (Tesoureiro) Noemia dos Santos Pereira Moura (Coord. Regional CentroOeste)
Silvia Maria de Contaldo (Secretária Executiva) Ricardo Magalhaes Dias Cardozo (Coord. Regional Sudeste)
Edson Brito (Representante do Pibid Diversidade) Gersa Maria Neves Mourão (Coord. Regional Norte)

CARTA DE NATAL

A presença, em Natal/RN, de mais de seis mil licenciandos, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, no V Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC e IV Seminário Nacional do Pibid, de 8 a 12 de dezembro, demonstra a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid e do Pibid Diversidade, enquanto política pública na formação de professores que marca de forma concreta a história das licenciaturas no Brasil.
O crescimento do Pibid, desde sua criação em 2007, além do aumento significativo do número de bolsas para as licenciaturas, tem provocado mudanças qualitativas no âmbito da formação de professores com impacto na Educação Básica em todas as regiões do Brasil.
O Programa envolve hoje 90.254 bolsistas de Iniciação à Docência, de Supervisão e de Coordenação, em 284 Instituições de Educação Superior, com 313 projetos em 5.898 escolas da Educação Básica, no campo, em terras indígenas, nos quilombos, nas pequenas e grandes cidades.
Para além desses números, o Pibid tem demonstrado a importância de fortalecer cada vez mais o diálogo entre as Instituições de Educação Superior (IES) e as Instituições de Educação Básica. São projetos, ações, práticas pedagógicas inovadoras, feiras, exposições, produção de materiais pedagógicos, ampliação de repertório cultural, pesquisas com o cotidiano da escola e inúmeras publicações que têm criado um movimento inovador, crítico e propositivo na formação inicial e continuada de professores.
O PIBID tem possibilitado:

1. a revitalização das Licenciaturas;
2. a permanência dos licenciandos nos cursos;
3. a vivência dos licenciandos com as comunidades escolares sob a supervisão de
professores que integram o Programa;
4. o reconhecimento do professor da Educação Básica como coformador;
5. o compartilhamento de práticas formativas entre as diversas áreas de conhecimento;
6. a melhoria da qualidade do ensino com práticas docentes diversificadas;
7. a interlocução das IES com as escolas e com a comunidade;
8. a melhoria do desempenho dos estudantes da Educação Básica e a motivação para
seguirem seus estudos;
9. a ampliação dos espaços de discussão sobre as práticas docentes e sobre as
Licenciaturas nas IES;
10. o desenvolvimento de práticas educativas afirmativas pautadas na diversidade
cultural;
11. a sinergia entre os demais programas da CAPES, a exemplo do PARFOR, LIFE,
PRODOCÊNCIA, NOVOS TALENTOS;
12. a apropriação criativa das tecnologias da informação e comunicação;
13. o desenvolvimento de projetos e práticas interdisciplinares.

Nesse contexto, os desafios postos pelo cotidiano das escolas deixam de ser “problemas
insolúveis” e tornam se objetos de investigação para a pesquisa e para a construção de alternativas de intervenção. Isso se desdobra em experiências formativas plenamente qualificadas, ampliando, intensificando e reforçando o diálogo das escolas com as IES.
Assim, mais que um programa de bolsas, o Pibid constitui-se em Política Pública de Formação de Professores, construída coletivamente, posta como um compromisso do Estado Brasileiro, assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) e pelo disposto na Lei 12.796 de 04 de abril de 2013, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14) para o decênio 20142024.
Ante o exposto, vimos defender a manutenção e ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, por meio do fortalecimento das ações destinadas à consolidação do Programa, sendo essa uma condição fundamental para o exercício do direito à Educação e à formação de professores.
Em Natal, no Nordeste, no Brasil de todos nós, queremos lembrar e reiterar o que Paulo Freire escreveu em sua carta Do direito e do dever de mudar o mundo: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Natal, 11 de dezembro de 2014.


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Para acessar o documento original, clique aqui.

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